sexta-feira, 22 de julho de 2011

Texto para Reflexão

PARA REFLEXÃO
URSO FAMINTO

Certa vez estava um urso faminto perambulando em busca de alimento – sentiu cheiro de comida e se conduziu a um acampamento de caçadores. Ao chegar lá, percebeu que o acampamento estava vazio, foi até a fogueira ardendo em brasas e tirou dali um panelão de comida.(Tina= Panela)
Quando a tina estava fora da fogueira o Urso abraçou com toda sua força a tina e enfiou a cabeça dentro dela, devorando tudo!
Enquanto abraçava a panela começou a perceber algo lhe atingindo. Na verdade era o calor da tina, ele estava sendo queimado nas patas, no peito e por onde mais a panela encostava.
O Urso nunca havia experimentado aquela sensação e então interpretou as queimaduras pelo seu corpo como uma coisa que queria lhe tirar a comida.
Começou a urrar alto! E quanto mais alto urrava mais apertava a panela quente contra seu peito. Quanto mais a tina o queimava mais apertava, mais alto rugia! Os caçadores chegaram ao acampamento e encontraram o Urso recostado em uma àrvore próxima à fogueira, segurando a tina de comida. O urso tinha tantas queimaduras que o fizeram grudar na panela e seu imenso corpo, mesmo MORTO ainda mantinha expressão de estar rugindo. Quando terminei de escutar esta história percebi que :MUITAS VEZES, abraçamos certas coisas que julgamos importantes.Algumas delas nos fazem gemer de DOR, nos QUEIMAM por dentro e mesmo assim, julgamos importantes. Temos medos de abandoná-las e esse medo nos coloca numa situação de sofrimento e desespero .Apertamos as coisas contra nossos corações e terminamos derrotados por algo que tanto protegemos, acreditamos e defendemos.
Para que tudo dê certo em sua vida, é necessário reconhecer, em certos momentos que nem sempre o que parece a salvação, vai lhe dar condições de prosseguir.Tenha coragem e VISÃO que o Urso não teve, e TIRE DO SEU CAMINHO TUDO AQUILO QUE FAZ SEU CORAÇÃO ARDER!
SOLTE A PANELA!

Este texto ilustra em qualquer situação, e sobretudo para vocês que estão empreendendo que estão buscando gerar uma forma de auto-sustentação de abrir, de gerar novas oportunidades Profissionais, dentro disto é necessário que vocês também avaliem o contexto da vida. Façam um exame sempre, de auto avaliação, e busquem entender como interagir nesta sociedade , de forma que tudo que vocês já carregaram até aqui, e carregam, somam experiências, de nada adianta o lamento, ou aprisionamento no que passou, ou ainda, de querermos carregar muitas vezes as panelas de outros.
Sem filosofar, busquemos de forma prática aproveitar a bagagem adquirida para crescer, fortalecer nossos ideais.
Não é fácil muitas vezes, mas NÃO É IMPOSSÍVEL se tivermos um FOCO. Falando da Visão do Urso: Busquemos nossos instintos, somos na verdade ANIMAIS HUMANOS, temos nossas necessidades, nossa forma instintiva de agir e interagir neste mundo então eu apelo à vocês meus alunos, que valorizem isto! Não se prendam a Culpas, medos, e busquem criar bases sólidas de caminhar! Seja neste curso ou em qualquer outro, iremos nos deparar com as RELAÇÕES ENTRE NÓS, e quanto mais pudermos contribuir, multiplicando, crescendo juntos, melhor! Mais oportunidades surgirão, mas não fiquemos aí esfomeados, agarrando a PANELA, e sim, deixando de ilusoriamente achar que precisamos ficar agarrando certas questões, devemos fluir...voar, atrás de NOVAS OPORTUNIDADES e CRESCER COM ELAS.
Façam desta ARTE DE VIVER UMA BELA OBRA! Vocês já estão fazendo à diferença, em meio a tantas dificuldades geradas por todo um sistema que está aí, permanentemente nos cobrando. Aproveitem as oportunidades, tirem o máximo proveito, pessoalmente eu gosto que me perguntem, que me solicitem !
Texto para reflexão e troca de idéias.
Liana Utinguassú-Escritora
Consultora/Facilitadora Emocional/Motivacional
Base Reichiana

TEXTOS USADOS EM TRABALHOS COM GRUPOS SESC MESA BRASIL
SENAC COMUNIDADE(TRABALHOS COM JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL*

Nenhum comentário:

Postar um comentário