sábado, 10 de dezembro de 2011

Em Respeito, Eterna Gratidão,Mborayhu! DJEDJOKÓ,TEU ESPÍRITO,PAI,VIVE EM NÓS!

http://deuscelestialdasabedoria.blogspot.com/2012/02/karaidonodaschamasavi.html
Karai Dono das Chamas. Esse vídeo conta um pouco a história de demarcação das Terras do Ribeirão silveira, e a luta de uma das maiores lideranças Política e Espiritual Tupi Guarani do litoral de São Paulo, Awá Djedjokó, que faleceu no final do ano passado, 2011. (Umfilme que mostra um pouco desta Trajetória de tantas Lutas e os esforços que nosso Pai, Awá Djedjokó,empreendeu),TEU ESPÍRITO VIVE EM NÓS! GRATIDÃO ETERNA PAI,MÃE! FAMILIA ANCESTRAL!FAMILIA!(Liana utinguassu--Tata'endy)


FONTE DA MATÉRIA: POR FELIPE MILANEZ (http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI5519876-EI16863,00-Morre+lider+politico+do+povo+tupiguarani+na+Mata+Atlantica.html)GRATIDÃO


Nhanderamo'i Nharombara ete Opa Mba'e Mbytegui Nharõ Porã ndu Nhanderu ete pe Tomoexã kã Tomoexa kã(Vamos Fortalecer nosso sábio Contra Todas as dificuldades. Vamos Rogar ao nosso Pai que o ilumine (AVEIKÓ). Xondaro'i Kuery Xondarai' Kuery Pepu'ã Nhama'e Mombyry odjepo vera Nhande ave djaeko mbovai Nhande ave djaeko mbovai,djaeko bova (Guardiões e guardiã Vamos nos erguer e olhar para o infinito, para enxergar o brilho da mão e Responder em reverência...(AVEIKÓ).

http://www.youtube.com/watch?v=wN3IIkXMQrw







Partiu Hoje, desta Terra, para TERRA SEM MALES,Yvy Marãey, Nosso Pai Djedjokó, Pajé, Respeitado, Pai, Avô, Txeramóin que junto com nossa Mãe, Txaí Doralice, LINDOS OS DOIS!Vivia em Boracéia, Litoral Paulista, Aldeia Rio Silveira, e também nós últimos anos, em Jaraguá(SP).

Não tenho palavras aqui, para expressar GRATIDÃO E AMOR à esta familia ,também meus irmãos, Guarani, e irmãs, Avôs e Avós.Fui recebida por esta Familia, e Batizada nesta Comunidade, por Djedjokó e jamais me negou seu reconhecimento de PAI, JAMAIS! Nem ele, nem nossa Mãe LINDA!Nunca houve se quer uma menção que eu fosse "MEIO GUARANI", ou Uma Guarani "NÃO PURA", por ser MESTIÇA, OU POR TER NASCIDO NA CIDADE!
Ele sempre quando caminhava comigo, e dentro da Opy, me abraçava e dizia: FILHA..Filha,assim como Txaí Doralice, igualmente, e meu irmão Carlos Papa.
Nunca,em toda minha existencia, FUI TÃO ACOLHIDA!!

Djedjokó me permitiu caminhar ao seu lado, algumas vezes, apenas em "silêncio" (FALAVA MAIS QUE MIL PALAVRAS)..e UM DIA ME DISSE: "Voce, só precisa "observar"..você "È GUARANI".
Hoje, soube de sua partida, e que estava em Santa Catarina/SC aqui no SUL,sempre indo em auxilio da Comunidade,em sua trajetória de RESPEITADO PAJÉ!

Muitos Filhos e Filhas, e nenhuma diferença fazia entre os "adotados",dentre os quais estou. Nem ele nem Txaí excluem ou nomeiam diferentes os Filhos(as), ACOLHEM COMO GUARANI!

Hoje, sinto este LUTO, mas também sinto uma ALEGRIA pela permissão que tive nesta VIDA! De SER BATIZADA POR ELE e compartilhar de momentos SAGRADOS dentro da CULTURA, bem como ele deixa uma trajetória LINDA, de PROFUNDOS E SAGRADOS ENSINAMENTOS!
Djedjokó era Nhandeva,Doralice é Mbya,UM LINDO CASAL!
Djedjokó VIVE EM NÓS! O ESPÍRITO JAMAIS MORRE!

SABEMOS QUE NÃO EXISTE "MORTE" E QUE A VIDA, SEGUE, AGORA,NA TERRA SEM MALES!
Nós SEGUIMOS DAQUI,GUARDANDO COM AMOR, EM NOSSOS CORAÇÕES E ESPÍRITO, TEUS PASSOS,TEU SER, SABEDORIA INQUESTIONÁVEL!
A TODA COMUNIDADE, A NOSSA MÃE, AOS FILHOS, NETOS,BISNETOS,NOSSO SENTIMENTO PROFUNDO DE IRMANDADE E SOLIDARIEDADE..DANÇAREMOS JUNTOS...
“Ensina-nos a atravessar para o outro lado do oceano”

Nosso Pai, ensina como chegar à sua Morada.

Nosso Pai, ensina a atravessar para o outro lado do oceano ...

REFORÇAMOS AGRADECIMENTO A FELIPE MILANEZ EM MATÉRIA TAMBÉM AQUI DE DESTAQUE,BEM COMO FOTO DO FUNERAL DE NOSSO PAI DJEDJOKÓ-
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI5519876-EI16863,00-Morre+lider+politico+do+povo+tupiguarani+na+Mata+Atlantica.html
Aguyjevete FELIPE, voce é UM PARENTE, irmão também.

REZAREMOS JUNTOS! SEGUIREMOS TEUS PASSOS(COMO BEM DISSE PAPA)
ONTEM,HOJE, SEMPRE!
Liana Utinguassú
Tata'endy

Nenhum comentário:

Postar um comentário