domingo, 25 de dezembro de 2011

Na Tarde de 24/12- Compartilho sentimento de Cultura de PAZ



Gratidão ETERNA Á SENHORA DO "LEQUE"- Avó "DO LEQUE"


CONSCIÊNCIA DE CULTURA DE PAZ
TAMBÉM NESTA NOITE DE NATAL E SEMPRE

Pensamos que CULTURA DE PAZ,(Py’aguapy),passa diretamente por RESPEITAR Respeitando-se também como alguém que pertence a TERRA e pertencendo á TERRA,sabe exatamente de onde veio, quem nos gerou e COM ESTE CORDÃO UMBILICAL ligado à Mãe e à CRIAÇÃO,entendemos que TUDO está também relacionado ao SENTIR..

Sentimos quando as pedras, por exemplo, estão sendo “chutadas”(e sentimos as PEDRAS, como sendo nossos Avós,aqueles que nasceram primeiro e que mostraram nosso caminhar) e dentro disto, percebemos que CULTURA DE PAZ, também passa diretamente por SENTIR quando chutamos as PEDRAS de nosso Caminho, estaremos esquecendo aqueles”Ensinamentos mais antigos” e que estão nas raízes mais profundas desta TERRA..

Sentimos Cultura de PAZ, por este FIO CONDUTOR e quando nos damos conta que em nossas Familias, ou em Sociedade, ou nas relações inter-pessoais , Mulheres,Homens,quando passam a DESRESPEITAR-SE, por exemplo, é porque a CULTURA DE PAZ, está sofrendo ABALOS,muitos abalos! Neste contexto e seguindo por aí..vale PARAR, OBSERVAR, SENTIR o que SENTIMOS QUE DEVEMOS,pois quando estas questões começam a se somar...é óbvio que TODA UMA CULTURA DE PAZ está indo para uma VALA "NADA AGRADÁVEL"...

Paramos, refletimos,RECICLAMOS..por isto que também consciência AMBIENTAL, passa por este “RECICLAR”, porque se as pessoas MAL SE OLHAM, MAL SE TOCAM, E SE COSPEM "COISAS", partes de um LIXO interno, emocional ,mental, e até Espiritual, também a CULTURA DE PAZ estará sendo afetada diretamente e corrompida,ou ROMPIDA neste somatório de ranhurase "Nhanhas"..

Ontem, ao tomar um café com uma Grande Amiga, fomos abordadas por uma querida Senhora, uma Avó, que buscava no último momento,vender alguns artesanatos , bijuterias..E Ela sorria tanto,emanava TANTA LUZ, e dizia: "Sem compromisso,podem ver o que fiz"? Estou vendendo TUDO por R$5,00 (Cinco reais)..Nós olhamos, mas ambas estávamos sem um tostão mais , e também pessoalmente guardava R$2,00 para dar a duas crianças que eu havia prometido dar para que comprassem algo de comer..”algo”...Mas,seguindo neste FIO, de PAZ...Esta senhora emanava TANTA PAZ,TANTO AMOR, que fui ficando ali, contagiada e inebriada..SONHANDO com os passos dela, SENTINDO quais teriam sido "seus passos"..
Minha amiga e eu, nos olhamos e pensamos o mesmo: “NÃO TEMOS DINHEIRO”..SIM, não tínhamos, mas foi neste momento em que levantei e disse:

“Não tenho para lhe comprar agora as bijuterias LINDAS que faz, mas tenho um ABRAÇO..A Senhora aceita? Pois bem,ela ficou em uma emoção só!!!Eu também não imaginava que aquele abraço ia TOCAR tão FUNDO e fazê-la CHORAR..Não queria fazê-la CHORAR e tampouco eu queria “Chorar”..Mas,as Lágrimas são saudáveis quando as derramamos com ESTE SENTIR DE PAZ,AMOR,ALEGRIA,COMPAIXÃO, PERDÃO..RESPEITO!

Esta “Avó”,logo que deixou de abraçar-me, LONGAMENTE, me olhou e disse: “Vou te presentear com algo”...E Tirou de sua bolsa um LINDO LEQUE NEGRO,todo Bordado com FLORES ROSAS!! Eu, nem sei o que dizer..sigo SENTINDO A BELEZA do que ali aconteceu, CONTRASTANDO COM AS CRIANÇAS que estavam nas ruas,ABANDONADAS e pedindo “Moedas”..E Outras cenas que observei em segundos..Cenas de pessoas abraçando-se ,casais,outros “ NÃO TÃO FELIZES UM COM OUTRO”,e nós ali, nos abraçávamos em uma tarde que prometia ALÉM DE ENSINAMENTOS,ATITUDES..EM PROL DA PAZ..SIM!

Dentro de mim, SENTIMENTOS, avaliações e reavaliações sobre o que NÃO É CULTURA DE PAZ,sobre o que "NÃO é RESPEITO",Sobre o que "NÃO É AMOR"..sobre Tudo que ainda é preciso se FAZER para que se possa SENTIR A MUDANÇA que tanto se fala e se quer NESTE MUNDO!SãoMuitas "promessasquese FAZ, muitas PALAVRAS e poucas ATITUDES!

Porém, com certeza,”SER” esta Mudança, requer SENTIR e ler nas entrelinhas que muitas vezes “BORRAMOS”,colocamos uma venda de Orgulhos,Vaidades,medos, Injustiças,CULPAS,e responsabilidades que transferimos a outros,sem OLHARMOS DENTRO.
Muitas oportunidades em EXERCITARMOS PAZ,AMOR, e alegrarmos a VIDA de irmãos,Parentes,Amigos, se perdem nestes "RANSOS" que fazem parte de UM LIXO MENTAL, EMOCIONAL, ESPIRITUAL,FISICO que dadas as proporções,muitas vezes,não tem uma solução..E as águas passam, e jamais serão LIMPAS..E A PAZ seguirá “MANCHADA”,dentro de cada UM..É de cada UM,em seu tempo,ao seu MODO,em sua CULTURA,FILOSOFIA, RELIGIÃO,SENTIR E SER ESTA PAZ..Enquanto se está VIVO aqui!

A Tarde seguiu,guardei o leque como ALGO SAGRADO e as CRIANÇAS vieram então pedir os R$2,00,alegres que teriam talvez um pouquinho mais para reunir a outras “ajudas” e comprar algo de comer..quando tantos iam fazer UMA BELA CEIA DE NATAL!!Lembro os Natais na Aldeia, onde repartir uma Melancia fazia TODOS muito felizes!

Após despedir-me de minha amiga, prossegui dando alguns abraços mais..em pessoas que tive a Grata surpresa de encontrar e me dirigi aminha casa..com um pastel integral para minha “ceia de Natal”, que agradeci MUITO!

Ao encontrar uma senhora no caminho de casa, ela me perguntou com quem passaria..Lhe disse que estaria em casa, como de costume, por opção minha, sozinha..Ela me disse: ‘MAS QUE HORROR”!! Estás mal então! Em Crise..Lhe expliquei que Crise seria se não Respeitasse que naquele momento, precisava ficar comigo mesma, e que já havia dado muitos abraços, havia almoçado com minha Mãe,como de costume..

Paz, também é SILENCIAR e REFLETIR,consigo, orar CONSIGO, e SENTIR NESTE SILÊNCIO, o que tiver que sentir..Fiz isto e faço, diversas vezes,e não vem aqui, nada contra NADA,tampouco um repúdio à estar com pessoas queridas.Guardo as pessoas em meu Coração,rezo por elas, e quando me permitem ESTAR,e coincidem TEMPOS,aí estaremos..com certeza EM PAZ, PELA PAZ!Seja em Eventos, Fóruns temáticos,SEJA em torno de UM FOGO SAGRADO,seja na Aldeia de PEDRA, ou ALDEIA URBANA..Estaremos..

Cheguei em casa,abracei minha linda Gata preta(Gracinha) que vence suas ETAPAS com muita FIBRA, pois luta contra suas enfermidades,também e ENSINA à cada NOVO DIA, que ESTÁ EM PAZ, CONSIGO MESMA porque “ACEITA” e vibra na VIDA, sem preocupações.VIVE CADA DIA, CADA SEGUNDO,EM PROFUNDO AMOR, PAZ! Ela demonstra isto, em tudo que FAZ!

Hoje, dia 25/12/2011, escrevi estas linhas para compartilhar do como FOI,minha Noite de Natal, junto em CORAÇÃO E ESPÍRITO com Todos vocês, pois a senhora que abracei,abracei como se abraçasse TODOSOSAVÓS, MÃES, PAIS, IRMÃOS,AMIGOS, PARENTES e Fiquei agradecida, porque ELA,me recebeu também em seu CORAÇÃO de braços abertos!SENTI ISTO! Isto, para mim, é SENTIR E EXERCITAR, PAZ, DENTRO DA GENTE.

Ojalá possamos TODOS ABRAÇAR-NOS breve E sempre,MAS nem sempre, É POSSIVEL, DADAS AS DISTÃNCIAS, ASPRIORIDADESDE CADA um,AS FESTAS, AS CONVENÇÕES e tudo mais que cada UM sabe.

Também antes da Meia noite, recebi alguns sinais de “fumaça”via MSN(risos),e falei com meu Irmão Papa e sua esposa querida, Cris Takuá,e foi muito bom!!Bom quando os sinais de fumaça nos chegam e também enviamossem esperar umretorno..mas enviamos..Isto,também trás PAZ!

Assim passei em Oração e praticando PAZ,desde meu próprio SENTIR,enviando Á todos, sempre o melhor que posso!
As Amizades de Ontem, hoje ,sempre,TODOS que estiveram,estão e me permitirem ESTAR,UM FELIZ DOMINGO DE NATAL, com suas Famílias (Avós,Mães, Pais,Filhos) , Amigos, Companheiros(as).Família Universal, Família Sanguínea..FAMILIA,quando se SENTIR ASSIM..

Considero TODOS, UMA FAMILIA TAMBÉM!
Abraços Fraternos
Py’Aguapy
PAZ
Liana Utinguassú

Nenhum comentário:

Postar um comentário