sábado, 28 de janeiro de 2012

Compartilhando no Fórum Social temático/Sentimentos, reflexões,ainda "ajustando" internamente

(CORAÇÃO DA TERRA SEGUE EM LUTO).Buscando UM NOVO AMANHECER, Fortalecidos no SENTIR,ancorados NA TERRA e Ancestrais.

(Nhanderu Jepovera)-Coral Mbya Guarani



(Avó-txai- Mãe do Cacique Nisio Assassinado)

"Refletindo as sensações, vivências até aqui no Fórum Social Temático/Porto Alegre/RS" (Algumas citações que se encaixam...Perfeitamente:"Se a gente cresce com os golpes duros da vida, também podemos crescer com os toques suaves na alma( Frase de Cora Coralina)






Participamos de "alguns" momentos no Fórum, tanto compartilhando em fala,quanto escutando as Vozes,e "silêncios também",ausências,
pessoas que não puderam vir,outros que não sentiram que deveriam ir..bem sabemos
tudo que se sente e Respeitamos, porque também assim sentimos.

A cada novo ano,novo ciclo, novas oportunidades e ritmos se manifestam,sobretudo em Ano de "Eleições". Os "movimentos" e respostas são bem "outros" e o tempo é curto para estratégias de Faz de conta "que"se fez, faz ou se fará..
Perdoem se não doro a Pílula,muito embora,predomine em mim a busca de consenso,e cultura de Paz, não significa que somos PASSIVOS e tampouco que deixaremos o trator passar ,triturando mais os ossos dos nossos Antepassados,ou ignorando aqueles(as)Avós, Crianças, Jovens Guerreiros e Guerreiras que tanto se dedicaram e decicam-se por UM NOVO MUNDO, por uma TERRA SEM MALES,por CUIDAR DA TERRA.

Fiquei observando em cada local onde estive neste Fórum e senti..Senti que falta muito para se SENTIR verdadeiramente o que significa PERTENCER A ESTA TERRA, sentir o que é NOVO "PARADIGMA"(E O ANTES?), palavras bonitas, e necessárias, mas na prática o NOVO não virá enquanto não houver uma profunda, PROFUNDA mesmo,Retomada de Consciência Ancestral.Grupos,Movimentos, daqui e dali, surgem..e as Populações Indígenas, que são PRÉ-MOVIMENTO, aqueles avós, que representam "OURO MOÍDO", são esquecidos, ao abrir falas, SE QUER se mencionam aos Ancestrais, ao ABRIR Falas, se FALA ..FALA, FALA,se Lê e rele, nas entrelinhas de referenciais que deveriam ser RECICLADOS, para realmente o NOVO "VIR"..

Senti muitas "coisas"..Senti que pouco nos Escutamos, raramente acontece o olhar-se desde o coração e menos ainda, acontecem abraços com CORAÇÃO E ESPÍRITO.(Com exceções..claro!!)
Me perdoem..mas para quem está vibrando no SENTIR,muitas vezes fica muito difícil ignorar e passar batido diante do cenário POLÍTICO,SOCIAL,CULTURAL,que esqueceu totalmente de onde veio, onde foi plantado, e esqueceu daqueles que aqui habitaram sempre,MUITO ANTES!Há exceções,claro e somos gratos por nos "permitirem" estar e compartilhar..

Em meu humilde ponto de vista,todo os movimentos sociais,TODOS, deveriam inserir no bojo de suas ações, as CRIANÇAS INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS,por exemplo.
Deveria haver um Conselho permanente,ou chamemos de"comitiva", onde os Avós, de diversas Etnias, pudessem ali ser escutados POR TODOS!PERMANENTEMENTE.

Alguns me dirão: 'Liana..Isto é impossivel",UTÓPICO, impraticável..e Direi, insitindo no ponto:"É por isto que os aposentados,pensionistas, Todos os que tem mais "idade" estão sendo IGNORADOS e mal tratados por todos os cantos!

Para cada Avó destratado, ignorado, uma grande árvore também será assim sacrificada, e cada vez mais as raizes Ancestrais,irão sendo atropeladas por valores totalmente desprovidos de BASE ANCESTRAL,leitura de RESPEITO e AMOR,na prática!

Para cada Criança"Queimada",atropelada, mal alimentada maltratada,violentada,por águas Poluidas, ar denso(ROTA VIRUS NO AR),calor insuportável, desequilibrios naturais oriundos da INSANIDADE HUMANA,para cada ato desta ordem,haveremos de passar TODOS,por retornos na pele, na alma, no espírito.Seria isto uma PROFECIA sem sentido?

Sem sentimento e sem sentido algum, vem sendo os atos praticados pela Sociedade dita CIVILIZADA, POLÍTICAMENTE ORGANIZADA que segue correndo nos asfaltos da vida, seja sobre rodas, seja com tênis caros, cada vez mais caros, para suportar tamanhos "impactos"!! Vivendo em prédios cada vez mais ENCARCERADOS e mais ALTOS,abrindo rombos em Morros,tirando a visibilidade dos Céus, e atravessando orlas inteiras..
Antes,corríamos sentindo a TERRA,o frescor, o ar,os aromas,as sombras que agora cada vez estão mais "escassas"..ANTES, as crianças Indígenas e Não Indígenas, desfrutavam de àguas limpas onde podiam nadar sem medos, e viam seus reflexos e os de seus Pais, serenos, e "hoje"? O que a SOCIEDADE REFLETE ,o que as familias refletem às futuras gerações? Aos Filhos,Netos, Bisnetos...Se inclusive os avós são desprezados?DESCARTADOS?

Sei que há "mudanças"..sim..percebe-se que há uma enorme necessidade em reunir REDES Sociais, facebook's,Google,My Spaces da vida,Skypes,Msn..Tantos são os recursos e realmente "precisamos",inclusive aqui,faço uso,para que os sinais de "FUMAÇA"cheguem aos destinos..toquem aos corações,promovam ENCONTROS por SOLUÇÕES,POR ATITUDES EFETIVAS!

Andamos todos,creio,um pouco "cansados" de muitas falas e tantos EVENTOS,onde dançamos,mas os "circulos"(háque se ver se foram elaborados coletivamente) se desfazem rapidamentee vazios ficam, observem para que não se repitam os vazios e não se siga sempre.."CADA UM EM SEU QUADRADO".

Praticamos auto-crítica ,claro! Escutamos e agradecemos TODOS(AS), pois assim aprendemos JUNTOS,porém,será mesmo, que se estácaminhando JUNTO? Consciencia de Coletividade vejo na Aldeia indígena, onde os Txeramoin(Pajés),Txaí, e todos,trabalham para colher junto e desfrutar junto! Onde sentamos em torno do fogo e falamos,olhando ao Coração, aos Olhos, ancorados no espírito dos Ancestrais, cobertos pelas estrelas,iluminados pela Lua,e ao Novo Dia,saudamos o NOVO, JUNTOS!

Na cidade, vive-se um GRANDE CHOQUE e distoantes comportamentos.Falamos em caminhar junto, mas vemos que os ritmos estão ainda "muito atropelados",mal nos escutamos..nas ruas, esbarram na gente,e"se quer" seolha para ver em quem ou em que esbarrou?Não é mesmo?

Por isto,fica aqui este apelo em ALERTA para o que significaria UM NOVO, UMA NOVA CONSCIÊNCIA,UM NOVO PARADIGMA,UMA CULTURA DIFERENTE,BASEADA NA PAZ? O Positivo
de tudo isto que vemos,é que SE ESTÁ TOMANDO "CONTATO" DA PATOLOGIA SOCIAL.EXISTE UMA "NÃO PAZ",UMA NÃO COLETIVIDADE,UMA NÃO "POLÍTICA COERENTE E JUSTA",e dentro desta constatação,BUSCA-SE O "NOVO",e cumpre ressaltar que o NOVO,esta com estas CRIANÇAS QUE SEGUEM SENDO TRATADAS COM INDIFERENÇA,QUE SEGUEM VENDO SEUS AVÓS MORREREM E FICAM SEM AS HISTÓRIAS DELES,SEM OS ABRAÇOS DELES!Mas,para dizer que NÃO FALAMOS EM FLORES, recordemos como tratamos nossos Jardins,nossas FLORES,quem foram e são?As de ANTES,as de Hoje e as do AMANHÃ..

Ore mitã ko ko'êtî (nossas crianças são o nosso amanhecer)

Ore mitã ko ore ko'êtî

Ore mitã omboheñói ore ko'êtî (Nossas crianças fazem "brotar" nosso amanhecer)

Liana Utinguassu

Nenhum comentário:

Postar um comentário