domingo, 5 de fevereiro de 2012

Direitos Humanos Urgente! Aldeia Laranjeira Ñanderu!





Laranjeira Nhanderu, MS

DIREITOS HUMANOS URGENTE! Os despejos não param, e assim como aconteceu em Pinheirinho, em SJC, querem repetir a cena com a aldeia Laranjeira Nhanderu, em Rio Brilhante, MS. A situação é desesperadora. Parem o despejo de Laranjeira Nhanderu!!!
DESDE COMEÇO DE ANO 2012 ESTAMOS TODOS EM DESESPEROS NO MS. Na verdade, de fato a situação atual de nosso povo Guarani Kaiowá cada dia se agrava e se encontra em processo final de dizimação, portanto todos nos estamos em desespero total NÃO HÁ ESPERANÇA DE MANTER VIVA A NOSSA VIDA E NEM CULTURA SEM TERRA.

As ações nocivas contra nossas vidas e culturas procedem de duas instancias, isto é, quando não é pistoleiros das fazendas e próprias Justiças geram INJUSTIÇAS, É ASSIM INFELIZMENTE A REALIDADE NO MS. Acabamos de receber notícia que a PF está se preparando para despejar a força a comunidade de Nhanderu Laranjeira Rio Brilhante-MS. Neste país Brasil parece que não há Justiça para povo Guarani-Kaiowá. Enviarei lhe a notícia TONICO GUARANI KAIOWÁ

-------------------------------------------------------------- A JUSTIÇA MANDA SUSPENDER AS DEMARCAÇÕES DAS TERRAS INDÍGENAS E DETERMINA A EXPULSÃO DOS GUARANI KAIOWÁ PORQUE SUAS TERRAS NÃO ESTÃO SENDO DEMARCADAS. PODE ISTO? O UOL publicou a matéria abaixo que traz mais informações sobre a situação. ---------------------------------------------------------------

“A Justiça deu prazo de 15 dias para que um grupo de índios Guarani Kaiowá da Terra Indígena Laranjeira Nhanderu, em Mato Grosso do Sul, desocupe a área, que é reivindicada por fazendeiros. A justificativa, segundo informação do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) na região, foi que a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) não apresentou o relatório de identificação da terra. Segundo a índia Luciene Almeida, filha de uma liderança local, policiais federais estiveram na aldeia nesta sexta-feira (27) para levar a ordem de reintegração de posse e comunicar que os índios teriam 15 dias para sair das terras. Na aldeia vivem 170 índios, sendo 100 crianças e 30 idosos. “Não temos para onde ir.
“Estamos aqui há quatro anos e já tivemos que ficar na beira da estrada duas vezes”, disse Luciene, se referindo a outras duas ordens de desocupação que a tribo teve que cumprir.

A FUNAI informou à Agência Brasil que assinou com o Ministério Público um termo de ajustamento para concluir a identificação da terra indígena até o fim de 2011, mas o processo foi paralisado várias vezes por determinação da Justiça. Além disso, garantiu que a procuradoria do órgão recorrerá da decisão para que os índios Guarani Kaiowá continuem na área. Já em 2012, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, deu parecer recomendando que a demarcação de terras indígenas deva continuar em Mato Grosso do Sul.

Ele se manifestou em recurso que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) contra decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que suspendeu a demarcação de terras no Estado atendendo a um pedido da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FEMASUL). Para Gurgel, a demarcação assegura o interesse público e deve ser mantida, pois permite a promoção da ordem, economia e segurança pública. “Busca-se eliminar um conflito fundiário que não é risco hipotético, mas fato consumado. Do contrário, perduraria uma situação de grave ameaça à integridade física de inúmeros cidadãos e ao próprio patrimônio público.” * Colaboraram Débora Zampier e Alex Rodrigues

Estes são os fatos. A decisão sobre a retomada das demarcações – cuja suspensão foi o motivo alegado pelo juiz que determinou a reintegração de posse solicitada pelos fazendeiros está nas mãos do Supremo Tribunal Federal. Uma decisão favorável do STF à retomada da demarcação das terras indígenas retira o argumento jurídico adotado pelo juiz que determinou a retirada das famílias Guarani de seu território tradicional retomado.

3 comentários:

  1. Meus irmãos do Tekohá Nhande Ru Laranjeira irão esperar a morte chegar. Só entregarão a terra depois de mortos! E desta vez os culpados são o SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA e a FUNAI que dormiu no ponto enquanto a FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DE MS "PEDIU" AO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA QUE NÃO DEMARCASEM MAIS TERRAS INDÍGENAS EM MS. Você acredita nisso? BRASIL A CORRUPÇÃO ESTÁ DESTRUINDO A TUA MORAL!

    ResponderExcluir
  2. Maitei, che oñopehenguenguéra!
    Heitor,tenho refletido bastante estes tempos todos! creio que tu meu irmão Che kyvy, acompanhastes e acompanhas, estas trilhas que percorremos daqui.Heitor, muitas omissões também,e indiferença que Não consigo entender,se quer ACEITAR! Tenho denunciadodia após dia,buscando conciliar com uma vida que cada vez se torna mais "contrastante", pois sabes como me sinto.carecemos mais apoios comprometidos e vou te contar algo muito reservado Heitor( NÃO VEJO GRANDES SAÍDAS), mas temos que seguir em frente, FAZENDO! DENUNCIANDO, FAZENDO A FELCHA CORRER E PROPAGANDO AOS 4 CANTOS DESTA TERRA!Brasil, Américas, estão vivendo o AGRAVO DE SÉCULOS que deveriam ter sido suficientes para UM ALERTA MÁXIMO e não aconteceu!Vidas se vão,á cada fração de segundo irmão!Penso..sinto..REZO,e Não espero que me digam como fazer..VOU FAZENDO,DENUNCIANDO..outro dia no FST, aqui, estavam diversos 'Politicos",Movimentos,organizações..e lá no finzinho das "falas", pedi a palavra,porque erguia minha MÃO, e via que iam IGNORAR, mas ficou feio,creio..e resolveram conceder-me a PALAVRA..Sabes que FALO, e falo ancorada nos Ancestrais.não represento aos Parentes, apesar de ter cartas de apoio neste sentido,jamais me outorgo tais "permissões", pois RESPEITO aos Avós e Conselhos, porém NÃO ME OMITO e exerçomeu Direito de Indígena, de cidadã efilha desta Terra. Sou autônoma para manifestar o que sinto SER NECESSÁRIO e Não podemos esperar! Estou muito triste e EM LUTO, mas SIGOEM FRENTE! Vamos lá HEITOR! VAMOS EM FRENTE! NÃO ARREDEMOS PÉ!
    Gratidão por SER MEU IRMÃO, também!

    ResponderExcluir
  3. Sabes, jácorrigi aqui tres vezes esta postagem, porque estou bastante angustiada..Mas,é assim...ao menos expressamos o que sentimos e FAZEMOS nossa parte..masmesmo assim, Não é suficiente, falta muito!!!Há um silênciar de muitos e poucasprovidências práticas daqueles que deveriam dar âncora, dar bases LEGAIS!Não sei porque TANTAS "LEIS", eporque tantos FÓRUNS, porque sinceramente,vejo que na REALIDADE, é muita estratégia de FAZ DE CONTA HEITOR!!!

    ResponderExcluir