domingo, 29 de abril de 2012







 "O Antes" o durante...
  Nos meus 50 anos...


Sempre  buscando  este "devagar"mas  com passos  firmes...Mantendo  esta Criança  bem Viva  dentro e  Fora..

Mais que  Mil palavras...Sentir...



A Ti Filho e Todas as  Crianças de Um Novo Amanhecer! Mborayhu(AMOR )
A Mãe, as  Mães, a Mãe em Mim...Py'aguapy-mborayhu-Sem Palavras   para  Agradecer!
A  Criação!
Mae/Pai

Muito ainda  por percorrer..gratidão por  "sinalizarem os caminhos"  por andarem Junto, por  prosseguir..há flores ,há sementes  plantadas, e muitas  por  plantar, outras por florescer..outras...muitas outras...


Jamais  esquecendo o Sonhar..Porque assim  se  realiza a  Magia  do Bem Viver!
Chaltumay,Aguyjevete
Jamais deixando de SENTIR E ESTAR com os Ancestrais- "Tata"  Fogo!grande  Bisavô
Jamais esquecendo Quem  "somos"  ..não buscando Tornar-se...seguindo sendo...Quem sou...


Na  verdade não são "meus 50 anos"...
Nada  possuimos, nada  possuo, mas   que   nutro  imensa  gratidão por haver  nascido, na  familia  em que nasci e  ao longo da  vida, ter   descoberto uma  Grande  Familia, uma familia Universal, Multiétnica, Multicores, com diferentes  tradições, filosofias,Culturas crenças,modos de  SER distintos e  que  respeito profundamente.
Sem dúvida,cada etapa  trouxe  infinitos  aprendizados!

Ser Mãe aos  25  anos ,exatamente a  25 anos  atrás,nutriu meu SER de  Mulher  contemplando-me  de  forma mais que abençoada, com nascimento desta 'cria" LINDO  FILHO!
Aprendo  à  cada segundo que  o que realmente  importa nesta  trajetória por aqui  não  é  o ter e  sim o 'SER"e  que a  abundância da  vida  está  diretamente  relacionada a  consciência que  temos de onde  todos nós viemos . A  Mãe TERRA  nos pariu, a  Criação e  a  Natureza de  cada um de  nós, está  ligada a  esta NATUREZA  "Mater"  Mãe/Pai..

Me  dirijo aqui à  Todas as pessoas  que  conheci, conheço e espero ainda  conhecer e  compartilhar e  a  permissão neste  compartilhar...
Das  "certezas"  que tenho, se  assim posso "nomear"...Destaco  que  "Não  tenho pretensões  em ser infalível",porém que  busquei fazer meu melhor e busco, mas  sempre  terá  um "mas"...porque  em realidade, cada pessoa  é  um Universo á  parte, repleto de  compartimentos e mais compartimentose  de  SENTIRES  distintos...e isto  nos  enrriquece, ao menos  a  mim, enrriqueceu e  segue ..
Gostaria ,nestes  50  anos, poder  estar   como  sinto que  seria   o mais "condizente"  com meu espírito e  com tudo que nutro em meu coração, estando  frente a  um fogo cercada desta grande  familia e  dançando, olhando as  estrelas, a Lua, conversando, abraçando cada um (a)..

Aos  que  já  partiram, igualmente os abraçando, pois  jamais  deixaram de estar  vivendo em mim!
Compartilho deste sentirde  50  anos  aqui, porque meu coração pede, meu espírito clama e  queria  que  sentissem...
Cada um saberá   sentir  aqui nestas  "poucas  palavras", o que   digo á  cada um (a)..
A  Vida  é  realmente  uma  Obra de  Arteea cada novo amanhecer temos opção de  gerar  um "Novo"  cenário, ou não, ou  borrar  tudo (apagar) e  "fazer  um novo  recomeço", porém, sempre  estará  lá...o quadro do antes...porque  APRENDEMOS  com ele,com as  telas e  telas que  pintamos,ou as linhas e linhas  que "escrevemos", recuperando  compassos, passos "Passados, presentes e  Futuros",num aqui e  agora, o que  é  mais  "interessante" e divino!

Aos 50,particularmente, estou com outros ritmos..são ritmos onde a  mulher  sente-se  "bem diferente"...Para quem está perto, ou  já  passou dos  50, sabe  bem do que falo..Há  uma   quietude ,mas  um movimento  interno  impressionante! É  uma descoberta 'unica"  e  que  mostra   todos os elementos  em ebulição  dentro da gente! 
Fogo, Ar, Água, terra...Tudo vibra! Tudo sempre  vibrou, mas  "agora"  é  diferente...
É  como  se  a gente  estivesse constantemente  colhendo  e plantando,com fome  ou sem, mas  nutrida  na Alma, com Coração  Pulsando  ,muitas  vezes como se  estivéssemos segurando ele  nas  mãos!
Creio que sentem  "algo parecido"...Mas, o que sinto é   um turbilhão de  emoções  que as  palavras não alcançam, mas  o SENTIR  sabe...e  isto  "é  o suficiente"...digamos.

O Retrospecto  que se  faz,mostra  que  todo Guerreiro(a) ,"um dia se  equivoca, um dia  "se  desespera, um dia"decepciona", ou "se  decepciona", um dia contraría  ou é  contrariado, um dia cai, de  joelhos, e  chora,MUITO!
Porém, entre  "os  ditos "erros e  acertos" (como a  sociedade  convencional gosta de  "rotular")  não  ouso  julgar, porque  também aprendi que  quem "Julga  ao seu irmão (ã), não passará  impune.

Outro  dia ,escutei de  diferentes  grupos, que  dentre algumas ilusões  e pretensões  do ser humano, está  a de se  "ACHAR"  que se  sabe algo,ou que se  tem todas as  respostas..Não temos as  respostas,tampouco  aos 50 ousarei ter! Mas,creio que  se  fortalece cada  segundo mais, aquela  tranquilidade  em  olhar  nos olhos , de  coração aberto e  dizer, por exemplo: "SIM , errei, ou  "falhei", comigo  mesma, mas  aprendi!

Gratidão é  pouco  ao que sinto  nestes  50  anos! Sinto a  menina  em mim, a  Mulher em mim, a Mãe  em mim e também com "alguns cabelos brancos", sinto a  Lua  em mim, tocando-me sempre a  dizer...vamos passando á  limpo cada   compartimento,e  fazendo este scanner  com tranquilidade! Não  viemos com um manual  ,este manual é  escrito passo passo, em coletividade, em "dualidade", em familias, porque  Não temos verdade  sobre  nada! Nada  é  engessado, o script  é um transcrever, reciclar-se, aprimorar-se,com um "FIO CONDUTOR", de  bases na  Natureza de  cada "SER"...se assim nos permitirmos...

Não sei se  posso,mas  vou ousar  dizer  que aprendi muito nesta  trajetória  até  aqui, mas  quero aprender mais e  gerar  maior benefício por onde  passar..assim me  empenharei!
Todos  (as)  sabem  o quanto  cada um foi e  será sempre  muito importante  nesta estrada da  vida, neste tecer  de  aprendizados, de  sonhos e  realidades destes  "sonhos".

Algumas  pessoas me  cobram   maior  frequência  em comunicar-me  e digo  que   possamos sentir estas  comunicações,porque também aprendi que  os caminhos  ora  são "juntos"  ora  em paralelo..porém  que  saibamos dentro do coração, nutrir  respeito e  gratidão aos   momentos  em que  todos  nos permitimos  "estar". Tenho "muitos  defeitos", um deles é  achar  que  terei as  datas de  aniversários  "sempre anotadas...detesto  "datas", gosto mesmo  de  sentir que  alguém,um belo dia "Acorda", sente que  deve  me ligar, ou compartilhar de  um "Mate"  e me liga e  assim fazemos  acontecer..
Mas, "datas"  nem sempre  traduzem o REAL SENTIR A  FALTA DE ALGUÉM..Carrego  ao Coração todas as pessoas  que  UM dia  conheci, e sigo  "conhecendo"...As  vezes, algumas destas  "relações"nos desafiam mais, em aspectos   diversos,mas  ainda  assim, e sobretudo  por estes  desafios, nutro  GRATIDÃO e  Respeito,  também silêncios e  tempos  que  podem não mais "se dar"...porém que  Nada  fique pendente e  nisto, busco  Não estar pendente.
A  impermanência é  algo que também aprendi e  sigo  vivenciando..O Amor que  nutro  pela Terra, pela  Vida, e o AMOR pelas  criaturas  desta  CRIAÇÃO, é  infinito!  AMOR DE MÃE, AMOR DE  MULHER (Aguyjevete-Chaltumay),AMOR DE FILHA, AMOR...Mborayhu, Ayun..
Gratidão 
Tenham todos  um belo caminhar e  Um Novo Amanhecer, repleto de  energias  renovadas,muito Amor e Paz,Saúde  em todos os níveis!
Liana Utinguassú


Aguyjevete! Coloquei estes  videos de  Bethânia que  APRECIO,pois traduzem muito deste "Momento"  em que Renasço em mim..Para o Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário