sábado, 5 de maio de 2012


Lua cheia de  Maio  /2012
ALGUNS  "APONTAMENTOS"






Reunimoas  aqui,"alguns informes de Etnias Brasil/América  Latina

Pesquisas de  tempos, Culturas, tradições, Indígenas e  Não Indígenas.. sempre  remetem a REFLEXÕES,curiosidades  ,pois  a  Humanidade  "anda  esquecida",ou adormecida  em umsono profundo, deixando de  "SENTIR as  fases e  faces, das  Luas, a  fala  das  estrelas, o Grande  Conselho Ancestral..
Aqui  buscamos, "apenas"  estimular  a um retomar  destas  conexões  que  falam mais que muitas  palavras..
Hoje, Lua Cheia que tem  infinitas  "relações"  tanto no Ocidente  como Oriente.
Que  possamos sentir  e  ESCUTAR a  Voz  dos Ancestrais,Ontem, Hoje, Sempre.

"Os indígenas que habitam o litoral também conhecem a relação das fases da Lua com as marés. Eles associam as marés às estações do ano para a pesca artesanal. Em geral, quando saem para pescar, seja no rio ou no mar, já sabem quais as espécies de peixe mais abundantes, em função da época do ano e da fase da Lua. Por exemplo, eles pescam a gurijuba (Arius parkeri), o peixe mais tradicional da região de Belém, PA, principalmente entre as fases de lua minguante para a nova, nos meses de outubro e novembro.

Para os guarani, do sul do Brasil, até o ritual do “batismo”, em que as crianças recebem seu nome, depende de um calendário lunissolar: o plantio principal do milho ocorre, geralmente, na primeira lua minguante de agosto. Após a colheita do milho plantado nessa época é que realizam o batismo das crianças. Esse evento deve coincidir com a época do máximo do “tempo novo”, caracterizada pelos fortes temporais de verão, geralmente o mês de janeiro, quando os guarani celebram a colheita do milho e o ritual do batismo."(Fontes  destas  informações  citaremos  abaixo)

O calendário guarani está ligado à trajetória aparente anual do Sol e é dividido em tempo novo e tempo velho (ara pyau e ara ymã, respectivamente, em guarani). Ara pyau é o período de primavera e verão, sendo ara ymã o período de outono e inverno.

O dia do início de cada estação do ano é obtido através da observação do nascer ou do pôr-do-sol, sempre de um mesmo lugar, por exemplo, da haste vertical. O Sol sempre nasce do lado leste e se põe do lado oeste.

No entanto, somente nos dias do início da primavera e do outono, o Sol nasce exatamente no ponto cardeal Leste e se põe exatamente no ponto cardeal Oeste. Para um observador no Hemisfério Sul, em relação à linha leste-oeste, o nascer e o pôr-do-sol ocorrem um pouco mais para o norte no inverno e um pouco mais para o sul no verão. Utilizando rochas, por exemplo, para marcar essas direções, os tupis-guaranis materializavam os quatro pontos cardeais e as direções do nascer e do pôr-do-sol no início das estações do ano.


Análise  Astrológica  ressalta  (Festival Wesak)
Lua Cheia de Wesak que acontecerá na noite deste SÁBADO PARA DOMINGO... O plenilúnio será as 0h35 do domingo.
No contexto planetário atual, A LUA CHEIA vem com força total  ancorada  no "AMOR".
O SOL ESTARÁ EM CONJUNÇÃO COM JÚPITER... o que POTENCIALIZA, AUMENTA O BRILHO DA LUA, ao refletir a LUZ DE JÚPITER ADICIONADA à LUZ DO SOL... por outro lado, por a LUA ESTAR QUASE NO PERIÉLIO, A SUA DISTÂNCIA MENOR à TERRA, O SEU BRILHO GANHARÁ POTÊNCIA E FORÇA.
ESTES DOIS DADOS ASTRONÓMICOS PODEM NOS PRESENTEAR COMO UMA DAS LUAS CHEIAS MAIS LINDAS, BRILHANTES E ENCATADORAS DOS ÚLTIMOS TEMPOS.
Momento especial para ser imantado pela alegria e a vitalidade das forças divinas (regeneradoras) que regem este Mundo!Fontes  das informações:

 
 
 
Brindem A  LUA CHEIA!  Sintam-se, sobretudo escutem-se  e  ESCUTEM A MÃE ,A CRIAÇÃO..





Nenhum comentário:

Postar um comentário