quarta-feira, 24 de outubro de 2012



XE'EMA GUARANI
Sou Guarani
"Somos GUARANI","algumas" pessoas  tem assim no facebook e  em outras  Redes, se colocado em Solidariedade
De Todos os Cantos desta Terra
Uma Nação
Compartilhamos esta Chamada, que  desde já  confirmamos Presença e solicitamos repassar.
Agradecemos sempre:
Aguyjevete hína ñande ypykuéra, ñande sy, ñande ru.. Hese, ñaime ko'ápe, ha ko'ángaite, upeicharamo, ñande mandu'a va'erã akói hese! (Estou agradecendo muito aos nossos ancestrais, nossa mãe, nosso pai... É por causa dele que estamos aqui!



Ore mitã ko ko'êtî (nossas crianças são o nosso amanhecer)
Ore mitã ko ore ko'êtî
Ore mitã omboheñói ore ko'êtî (Nossas crianças fazem "brotar" nosso amanhecer)


Aty Guasu
Gostariamos de chamar atenção para a reflexão sobre os vários conceitos existente de " sucídio", é uma discussão complexa sem fim, por isso nós lideranças Guarani e kaiowá consideramos que o termo de "suicídio" em foco... pode apresentar várias significações, assim não é justo tentar discutir e julgar o termo, a compreensão vai depender muito do ponto de vista váriados.
Importa destacar que os Guarani e Kaiowá se encontram em processo de etnocídio/genocídio, por conta de seus territórios antigos expropriados/roubados pelos atuais fazendeiros do Cone Sul de MS, além de seus direitos ignorados pela Justiça. Esses fatos levam os guarani e kaiowá em estados de desesperos e medo, por isso pensam em resistir e reagir para morrer todos juntos. É isso.
 
Ñande RU imbarete ha hesa renondegui mba evé nokañei -Nosso PAI é forte e diante dos seus olhos nada está  oculto(Liana Utinguassu)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário