quarta-feira, 14 de novembro de 2012

CASO GUARANI-KAIOWÁ: “Índio bom é índio morto” diz colunista do Jornal “O TEMPO”



O Colunista Walter Navarro debocha da luta de um dos povos mais dizimados de nossa história e faz apologia ao ódio contra indígenas. Desmerece, também, todos que se inquietaram com a situação de desumanidade e injustiça plena imposta aos Guarani-Kaiowá.
Veja o Texto dele na íntegra:
Tem coisa mais chata, hipócrita, brega e programa de índio que este pessoal do Facebook adotando o nome Guarani Kaiowá? Gente cuja relação com o verde se resume à alface do McDonald’s… Mais ou tão irritante só os apresentadores da GloboNews chamando a opinião de “Guga Chacra, correspondente de ‘O Estado de S. Paulo’, em Nova York” sobre o furacão Sandy sem KY em NY… Aliás, este Guga Chacra, com seu sotaque do Itaim Bibi é um mala! E o nome Itaim Bibi também é osso, será primo dos insuportáveis guarani kaiowá? Gosto é dos Nambiquaras, que estão extintos?

Leia Mais:


LIANA UTINGUASSU
14 de Novembro de 2012 at 23:17
As análises deste “Cidadão”,ultrapassa insanidade!
É inexcrupuloso,desrespeita e ataca frontalmente ´.É passivel de Processo em diferentes instâncias.Ele,”se quer merece” que argumentemos  sobre sua “inteligência”.
Pessoa que seguramente não somente desconhece seus ancestrais,como renega o “ventre” da Terra e por aí vai..
Em seu texto ele denota que “lê muito”, versa sobre diferentes épocas ,história…etc…etc…Mas, de que adiantou ele ter “conhecimento” se sua sensibilidade ,ÉTICA,Respeito , não existem?
Parece ter “engordado seu cérebro demais”!
Nossos antepassados, Ancestrais nos deixaram “mais que ensinamentos”,nos mostraram muito sobre Respeito,Ética,Justiça e valores que jamais abrimos mão!
Não pisoteamos uns sobre os outros,mas sería muito,muito bom,estar frente á frente com este “cidadão”,em um Conselho Indígena, frente a um Fogo Sagrado  de  Mulheres , Homens e nossos  Avós,porque é assim que nos portamos.
"Hoje",escrevem aqui ali, publicam  nos "veículos de comunicação que se  prestam" e as pessoas mal se olham nos olhos..Aliás,será que ele conseguiria estar diante de avós,de mulheres e homens que sofrem na pele há séculos, as piores torturas?
Será que “ELE” conseguiria entrar na Mata fechada e despertar no dia seguinte?Será que conseguiria “OLHAR-SE” lá bem dentro de sua Alma?Será  que ele conseguiria  nadar  em águas  limpas?Será  que   sobreviveria  as intempéries de  estar ao "MAR"?é difícil crer que alguém com esta  "mentalidade", consiga olhar para  o SOL,ou a  Lua ou se  quer, contemplar à Natureza,comungar  com ela..
Acredito que é fácil para ele  PUBLICAR,sim, “Matérias” debochando e pisoteando sobre os ossos de muitos Guerreiros(as) que já se foram e  cuspir” insanidades”, sem coerência  alguma!"Este Cidadão", é "UM DESASTRE",um verdadeiro coquetel de  Atrocidades potencialmente DESTRUTIVO!
Mas , seguramente Nhanderu, nosso pai ,Nossa Mãe Nhandedjara e nossos Antigos,Ancestrais,sabem, e para eles,NADA está oculto!

(Liana Utinguassú-Cidadã,Mãe,Mulher, Guarani -Servidora/Presidente Oscip Yvy Kuraxo- )




Nenhum comentário:

Postar um comentário