sexta-feira, 30 de novembro de 2012





Tivi-JAGUARETE'U

Observando o Espírito do Jaguar..Aprende-se muito
Quem interage  com a Natureza em toda sua plenitude,sabe...sente...
Observamos os animais  SEMPRE, bem como todos os "reinos", direções, CRIAÇÃO...
Porém aqui quero me  ater  aos  "FELINOS"..
Jaguar, Onça pintada, Felinos em geral tem um peculiar  "comportamento"
 Proporei   uma parada  para  sentir o Jaguar,a Panthera, ou  Onça Pintada, Puma..


O que  ocorre quando  "você OLHA  NOS OLHOS  DE UM FELINO(A)?
Pode  ser  um gatinho(a)  em casa..extremamente  "inofensivo", doce,meigo, que  passa  lá  um tempão "dormindo(parecendo estar dormindo).
A  Audição de  um Felino  , a Visão,a Agilidade, a  INTELIGÊNCIA, destacam-se! Um Felino é  certeiro ...em Tudo!Vê  quando"muitos  pensam não estar "vendo", bem como sente, quando muitos pensam que não está  sentindo..escuta absolutamente  tudo!
Tem uma  Capacidade  "impar"em  captar   tudo  em todos os "mundos"..Do Universo "visível e invisível"..Não adianta..ELE  CAPTA e é de um censo de Justiça "Mortal",incansável(para quem Não assistiu este filme-Apocalipto, apesar  de  ser bastante "forte"  ,vale  assistir,pois  nas  "entrelinhas", mostra  o que aqui nos referimos ao "Espirito do Jaguar" que está  em "Nós"...,TAMBÉM.



Quando o índio caça um jaguar, é feita, durante a noite, uma dança ritual: as mulheres, sob forte emoção, lamentam e choram, evocam a alma do animal para implorar por misericórdia. Se a alma do jaguar não for apaziguada, causará a morte do caçador. Durante a dança ritual, o índio que matou o jaguar assume o papel do animal enfurecido em busca de vingança. 

http://hernehunter.blogspot.com.br/2012/08/jaguar-o-alter-ego-do-homo-americanus.html


O culto ao jaguar, vivo em todo o Sul do México e América Central, assumiu, após a conquista, a forma de sociedades político-religiosas denominadas NAHUALISTAS. Segundo Bernardino, os nahualistas eram corajosos e acostumados a matar. Cobriam o corpo com partes da pele do jaguar, isto é, testa, peito, cauda, patas e dentes, para se tornarem poderosos, valentes e temíveis.

A  presença do Jaguarete'u-Tivi, é  marcante  na  cosmovisão Indígena, de  diversas etnias, em toda  América do Sul /América do Norte  também, com algumas  variantes ,mas  sempre presente.
Fontes  demais pesquisas  para  que  possam SENTIR este fantástico Espírito e quem sabe, começar a  entender mais  os  seres  da Mata  e sua  Vida  "como pessoas", pois são nossos  Parentes,irmãos  que  muito nos  ensinam na  Arte de  Viver..(http://www.infoescola.com/mamiferos/onca-pintada/)


Oretata ypy
Dando  aqui um pulinho  na  Mitologia..
Vamos  aos  Gatos(Felinos)"Pequenos"
 Jaguares..
"Nada é mais incômodo que o silencioso bastar-se dos gatos, o só pedir a quem amam, e só amar a quem os merece".
Artur da Távola
"Os animais dividem conosco o privilégio de terem uma alma". Pitágoras
Muito embora não seja hoje em dia tão difundido, o culto aos animais espalhava-se outrora pelo mundo. Mesmo os deuses que não possuíam forma animal tinham um animal sagrado a eles dedicado, que os simbolizava. Entre estes animais, o gato foi um dos mais adorados, tanto por sua fecundidade quanto por seus hábitos noturnos, que o tornaram o guardião da noite, dos mortos, e dos mistérios da vida e da morte.
Em diversas culturas da Antiguidade, em especial nas culturas orientais, o gato era considerado um guardião das almas dos mortos, detentor dos mistérios da vida e da morte, um condutor que as levava até o outro lado.
Sob esta perspectiva, o gato era adorado como divindade, e reverenciado como animal de grande poder místico.

No Egito dos faraós, o gato era adorado na figura da deusa Bastet, representada comumente com corpo de mulher e cabeça de gata ou em forma de uma gata preta. Esta bela deusa era o símbolo da luz, do calor e da energia. Era também o símbolo da lua, e acreditava-se que tinha o poder de fertilizar a terra e os homens, curar doenças e conduzir as almas dos mortos. Nesta época, os gatos eram considerados guardiões do outro mundo, e eram comuns em muitos amuletos.
Era proibida a saída do gato do Egito, mas alguns destes felinos foram levados para a Europa em embarcações comerciais fenícias, cerca de mil anos antes da Era Cristã.

Fonte  desta  informação:
http://www.olhosdebastet.com.br/bastet_gatos.htm




Na tradição muçulmana o gato é dotado de "baraka", a "chama sagrada do espírito".

Nossa intenção aqui  é contribuir  um pouco, se  possível, para  um maior reconhecimento  e  respeito, ao MUNDO ANIMAL, aos  Felinos  e todos  os  Animais.Oportunamente, iremos colocando outras  referências, tanto no Universo Indígena  como de outras  tradições  e culturas.





Mas  fica  UM CHAMADO: Jamais  subestime aos  Animais, tampouco aos Felinos. 

Liana Utinguassú


Nenhum comentário:

Postar um comentário