terça-feira, 20 de novembro de 2012






Txai Guarani Kaiowá-Avó do Cacique Nisio (Covardemente  assassinado)
Esta  semana, na Folha de  São Paulo,veiculou-se  matéria que disponibilizamos.






http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/78787-guarani-kaiowa-de-boutique.shtml



LUIZ FELIPE PONDÉ
Guarani Kaiowá de boutique
Adultos condenados a infância moral seguramente viram pessoas de mau-caráter




****NOSSA  RESPOSTA  PUBLICAMENTE, pois  não estão aprovando nosso comentário  no site da  Folha, até presente momento.****

Ao Sr.,

Luiz Felipe Pondé
Senhor  Luiz  Felipe
Inicialmente  me  apresento  como  costumamos, nos  apresentar.
Me  chamo Liana Utinguassú,(ascendência Guarani), apenas  e tão somente  aqui  e  sempre, uma  Filha  da  Terra, com muita  honra. Não creio que  “formação  acadêmica  aqui  importe, tampouco “outros  títulos”, porque  na  verdade  Sr., o que  vou tratar aqui  tem a  ver diretamente  com o  que  somos  enquanto  gente desta  Terra.
Li e reli  sua matéria  e fiquei aqui a  refletir, antes de  “cuspir”  palavras, ou  elaborar  um tratado histórico,cultural, porque  não adianta  senhor Luiz  Felipe.  Tenho  50  anos,bem  vividos  e  dolorosamente  presenciei e  presencio  o que  vem sendo um retrato  vergonhoso do  SER HUMANO.  O senhor  me  deixou  um tanto  perplexa. Perplexa  porque  o senhor  tem “certo estudo”, o senhor  versa  bem sobre  diferentes  temáticas  e  tem  uma  estrada  trilhada  que deve se  orgulhar, dentro do que  norteia  e  orienta  seus passos .
Meus  antepassados  senhor  Luiz,  e  minha  família,bem como  toda    uma  memória  ancestral que guardo  em meu  Espírito e  coração,deixaram  claro  certas  senhas  básicas:
Observar, Silenciar, para  depois  expressar e mesmo assim, sentir  muito profundamente  ,porque entre o que se  “quer”  e o que se  “deve”, há  um longo caminho à  percorrer,mas com certeza, não  é  aqui minha intenção lhe  dar  lições. O senhor  já  tem as  suas e dos  seus  antepassados e Ancestrais. A  questão senhor Felipe, é  porque   lhe  causa  tanta “incomodação”, indignação e até  repulsa o modo de SER indígena?
O Senhor  por  acaso  já  vivenciou diretamente o que  é  conviver  em  comunidade?  O que é  ser e  pensar  “coletivamente”?  O que  é Respeito  ao  que   o seu irmão(ã) sente  quando  tudo ao seu  entorno, inclusive  e  sobretudo  a “sua  morada”  sagrada ,bem como  seus  filhos|(as), avós, são  brutalmente  tratados, sendo violentados, estuprados,"assassinados",(falo de  jovens, avós, crianças), o senhor  já  vivenciou isto? O senhor  já esteve  em algum Conselho  Indígena  ou  escutou  algum avô  falando? O senhor  “escutou”, senhor Luiz Felipe? O senhor só  fica com “uma  face da  Montanha”, quando a contempla? O senhor contempla  à  natureza , sentindo-a, escutando-a?
Senhor Felipe...como o senhor pode  falar, “julgar”  aos  Indígenas ? O senhor  se  entrega aos “estereótipos”, como muitos  que  apenas  olham o que querem, escutam o que querem  e  não sentem!
Não vou me estender  aqui em citar  personalidades, Grandes  Guerreiros (as)  que  tampouco o senhor  poderá  "sentir", lamentavelmente,mas  senhor  Felipe, faça um favor à  si mesmo, busque  realmente  sentir  cada  palavra que  o senhor  pensou e  ali despejou  e  se ainda  seguir  “pensando”  desta  forma  tão  “limitada”, preconceituosa, discriminatória, depreciativa  sem se  quer  ponderar que  foi “superficial”em suas análises   e desrespeitou séculos de história, desrespeitou vidas  e  foi  leviano  em  seu “julgamento”,bem, é  sua  escolha.
Não temos aqui a intenção e pretensão  de  mudar  sua  forma de pensar, de  SER, mas não  podemos é permitir  que  uma matéria  como á  sua  desrespeite algo que  para Nós é mais que sagrado:  Nossos  Ancestrais,Avós, Crianças, gente  que  o senhor  jamais  irá conhecer, que dirá  “sentir”.
O senhor  está muito mais que  equivocado com relação  ao modo de SER Indígena e  ousaremos  aqui dizer, que  está muito  distante de  sentir  ao seu semelhante,porque se  considera  “diferente”.Revise ensinamentos antigos,muito antigos,já  que o senhor  é  bastante “estudado” e  "esclarecido".





Att
Liana Utinguassú- Escritora,Mãe, Mulher,Filha da  Terra
Consultora em Temáticas Multiétnicas Brasil/América  Latina
Servidora/Presidente-Organização Yvy Kuraxo- Coração da Terra-(Em Guarani)
Apoiam  esta  carta:

Dra. Jussara Stockinger – Advogada

Integra  Rede Parceira: Os  Verdes  de  Tapes- Movimento Os  Verdes de  Tapes  e   aqui  acrescenta:
Dostoiévski é sempre essencial.
Apenas quando encaramos o mal em nós é que recuperamos a vontade de viver. Só esmagando o orgulho com a humildade de quem se sabe insignificante é que vale a pena apostar no dia a dia.
Luiz Felipe Pondé


Luciana Rennó- Artista Plástica  -Voluntária e  Colaboradora ,bem como apoia  à  Causa


APLICA-SE AQUI UM VÍDEO MUITO OPORTUNO




3 comentários:

  1. Postamos aqui à todos(as).Nos Manifestamos neste caso,em caráter pessoal e Institucionalmente em Respeito, solidariedade a MEMÓRIA ANCESTRAL que sentimos e focamos sobretudo em nossos Avós, nas Crianças.Sabe-se que o Universo Indígena tem suas "complexidades" de análises em diferentes aspectos.Buscamos na carta, coerência,justiça com ESTA MEMÓRIA ANCESTRAL que muito se denigre, muito se pisoteia e muitos DESCONHECEM.Acredito que se deva gerar à ele e todos que superficialmente colocam "TUDO EM UMA MESMA PANELA DE ANÁLISE",um OUTRO OLHAR, UM MODO DE SER INDÍGENA HONRADO E DIVINO.Este foi nosso FOCO NA RESPOSTA.Não temos intenção EM ENTRAR NA MESMA ANÁLISE que ele entra, pois SENTIMOS DIFERENTE, NOS EXPRESSAMOS DIFERENTE E SOMOS "COMPLETAMENTE DIFERENTES".Nisto não vem quaisquer PREPOTÊNCIAS.
    Sabemos QUE NADA É ENGESSADO E ABSOLUTO e COMO INDÍGENA (em pessoal) aqui me coloco, alertando ao fato que MUITAS VEZES pode-se incorrer em análises equivocadas JUSTO PORQUE há ,HOJE, um mundo totalmente "MISTURADO", repleto de MEANDROS E SITUAÇÕES QUE SÃO ALTAMENTE COMPLEXAS!
    Quem vivencia mais de perto, sabe a que nos referimos.(Liana Utinguassu)

    ResponderExcluir

    ResponderExcluir
  2. leia isso aqui: http://www.olavodecarvalho.org/textos/ubaldo.htm

    ResponderExcluir
  3. http://www.adital.com.br/site/noticia2.asp?lang=PT&cod=1206

    Esta Carta,mesmo que não se tenha como "comprovar" as origens,ela serve aqui,para uma reflexão.
    A Questão aqui,não é reclamar séculos de processos violentos ,injustos, brutais,OU DE SE SEGUIR EM DISCURSOS INFLAMADOS UNS CONTRA OS "OUTROS".
    É para que busquemos REALMENTE REFLETIR SOBRE O ANTES, O AGORA E O QUE ESTÁ POR VIR? Há aspectos das "cartas" aqui citadas, que merecem AUTO-ANÁLISES, sim.
    UMA DELAS É: "A Sociedade de Hoje", inspira confiança?
    ELA DEMONSTRA SER "SAUDÁVEL"?ALGUM DIA Foi?
    Qual a relação das pessoas com a NATUREZA,COM A TERRA e com "aqueles(as)populações "AUTÓCTONES",ORIGINÁRIOS?
    Qual é a relação hoje? Qual a baliza do caráter da HUMANIDADE,NO ONTEM,NO HOJE?
    Quando"alguém" quer debater o assunto,logo digo que pare alguns segundos e reflita,porque NÃO é meu costume CUSPIR PALAVRAS...ENTÃO É BOM QUE SE REFLITA MUITO!
    Não tenho a pretensão a nada, tampouco impor uma verdade Trabalho sempre buscando RESPEITAR e SER RESPEITADA.
    O texto que "você" sugeriu realmente é longo, repleto de MUITAS PALAVRAS,como MUITOS OUTROS TANTOS TEXTOS..Outra "arma" da atualidade."A CANETA" os PAPÉIS, onde se escreve, escreve, e "até" alguns assinam,porém "INFELIZMENTE NÃO SE CUMPREM,infinidades de LEIS!
    AH!Ia me esquecendo da PALAVRA "IMPUNIDADE", tão praticada na sociedade dita "tão civilizada"!
    Os"Povos da Mata", realmente eram "analfabetos" nesta lingua onde se vacilar se vende a "alma",a "MÃE"e toda família sob alegações absurdas!Eu não sei não!!
    Esta Sociedade que está aí e onde "todos" transitam...lá e cá..é uma sociedade talvez mais que assustadora,porque nega o ventre que a gerou, nega seus "semelhantes", nega e vende, por TER MAIS E MAIS!Os corações de muita gente, são mais que arrancados!São massacrados, se pisoteia sob os ossos dos que se foram...Sabemos que desde que o mundo é mundo, houve batalhas sangrentas,onde com certeza os indígenas e negros ,colaboraram ,como na Revolução Farroupilha por exemplo...
    Também, sabemos que sempre existiram "Homens e "Homens","Mulheres" e MULHERES e FILHOS E FILHAS da TERRA.Alguns(as)COM PROFUNDO RESPEITO À ESTA MÃE E OUTROS,RENEGANDO E USURPANDO...Assim foi,assim é...Não podemos MUDAR O QUE ESTEVE ATÉ AQUI,mas quem sabe, possamos FAZER "UM NOVO AMANHECER, sim,COM DIREITOS IGUAIS À TODOS(AS) SEJA INDÍGENA OU NÃO.
    REFORÇO...O LINK DO TEXTO "CHEFE AZTECA", É INTERESSANTE PARA QUE SE POSSA TAMBÉM SENTIR OUTRAS ANÁLISES DESTES TANTOS SÉCULOS DE VIOLENTOS MASSACRES QUE SEGUEM SENDO PRATICADOS AINDA HOJE,PORÉM SILENCIOSAMENTE E COM ARGUMENTOS MUITO "BEM ELABORADOS".ATENÇÃO!PORQUE ESTAMOS "TODOS"CONVIVENDO NO AQUI E AGORA E A NAVE "MÃE" ACOLHE TODOS,SEM DIFERENÇAS.ASSIM QUE NÃO SE TRATA DE TEXTOS DE CÁ E DE LÁ..OU QUEM É MAIS "LETRADO",MAS SIM, QUEM SENTE A TERRA COMO PERTENCENDO Á ELA E QUEM QUER A POSSE DELA!(Liana Utinguassu)PERTENÇO A TERRA

    ResponderExcluir