quinta-feira, 6 de dezembro de 2012








http://renatofilomena.wordpress.com/page/2/




ENCONTRO PRECIOSO  COM  MARIA DI  GESU  E COM IEDA
Cada dia em nossas vidas, tem seu ensinamento, suas  peculiaridades, e  nada, nada é por acaso!
Vinha  caminhando hoje  pela rua Lima  e Silva,próximo de onde  resido.Havia saído de um atendimento médico segui à pé tranquilamente,apesar  de estar muito quente, mais de  37  graus, sensação  de uns  45 graus,mais ou menos.
O solo queimava, mas  eu me sentia  leve, livre, em paz, como há  muito tempo não me sentia. Vinha cantarolando  internamente  para mim mesma, fortalecendo em mim certezas importantes..
Falava  com a  Mãe,com a Natureza como sempre e olhava  os carros  e percebia  o quanto as pessoas  assumem  personalidades  diferentes  quando estão ali, dirigindo, e outras  a  caminhar, pouco  atentas, tropeçando umas  nas outras, e  como de costuma, se  quer  pedindo desculpas, ou manifestando qualquer gesto em solidariedade, mas  em definitivo,"hoje",minha atenção estava mais focada  na  alegria de estar viva, e  ter saído com boas  noticias do médico  que me atendera minutos  antes.
Ao passar  por  uma loja pequenina, onde  eu costumava  entrar  para  conversar  com uma senhora  amiga, fiquei feliz  ao perceber que lá estava ela! IEDA!
Entrei e ela logo me reconheceu, o que me surpreendeu, porque  fazia mais ou menos  um ano que não nos víamos, nem sei bem  porque..coisas  desta  vida que muitas  vezes  nos atropela.Mas, o importante  é que ali estava ela, sorridente e  fazendo seu artesanato  de costume. Nos  demos aquele abraço e  sentei-me,mas percebi que haviam umas imagens em gesso, da Virgem Maria.Todas  as imagens de Mães,sejam as católicas, ou de outras  culturas e  religiões, me  tocam sempre, as madonas, as figuras  femininas   das Mães em diferentes leituras.
Perguntei se tinha  alguma  da Virgem Morena, uma imagem que se  assemelha muito a imagem da  Virgem de Guadalupe,Virgem de  Chiapi (mais originárias  do Peru, Bolivia..).Ela disse que  tinha uma em especial, mas  estava  quebrada  na  fronte, precisaria de  restauração...
Confesso que logo me interessei justo por necessitar restaurar e porque ninguém quis  adquirir..
Tenho certas  manias que  não se explica  racionalmente, porém, detesto  aquela falsa  ideia de  "perfeito"(Antes  feito que perfeito, não é mesmo?), e não lido bem com abandonos .Ou seja, ninguém queria aquela imagem  porque estava  "quebrada",mas  justo por isto,me interessei.

Qual não foi minha surpresa,minha amiga  disse: Leve, é sua! Depois acertamos...Eu fiquei  um tanto  emocionada  porque  logo ela complementou: Se não confiamos nas pessoas, como vamos querer  que confiem em nós? Eu confio em você  e  a imagem é sua!

Não preciso dizer á vocês que devo ter  emanado  faíscas de alegria!  Abracei a Madona morena, que  agarrava  o coração  com sua mão e  sua fronte  estava machucada por algum golpe que havia levado..Me identifiquei muito!

A sequência iria me levar  a outra  situação de  acentuada revelação a mim..Perguntei em um local  de  restauração de quadros, se ali  poderiam fazer algo por aquela imagem  lascada  na  fronte. A  responsável na  loja disse: Não, mas aqui ao lado em uma casa verde,existe uma senhora que restaura este tipo de peça.
Lá fui eu. 
Primeiro caminhei  e passei da  tal casa  verde e o sol rachava  em meu corpo, mas  não desisti. retornei a mesma pessoa que me havia indicado  o local e  disse: Moça, não achei á  casa, não há  sinalização de nada ali  onde  me indicou. Pois bem, ela  reforçou. Não há sinalização, mas  bata  a campainha.
Assim o fiz. Logo na  janela, uma  senhora  de uns  86  anos, mais ou menos, me olhou pela janela e veio logo abrir  a  porta. Sorriu e  disse: O que quer?
Comentei que me haviam indicado ela por  restaurações e  que eu tinha uma peça para restaurar em gesso. Ela estava meio cansada,seguiu a perguntar-me que peça? Eu  contei a  história da Imagem da Madona,da Mãe.
Ela sorriu e  disse: Meu nome é  Maria Di Gesu, quase  Maria de  Jesus,não é? Eu sorri, feliz e esperando que me abrisse a porta,pois o calor era  insuportável.
Ao entrar  vi que  se  tratava  de alguém com uma grande  e longa história!
Maria de  Gesu,Artista Plástica, Violinista, Restauradora, diversos prêmios, renomada  em sua trajetória.

Maria Di Gesu

Nasceu em Morano Calabro, Itália, em 22  de  fevereiro de  1928. Começou sua atividade artística como autodidata durante a segunda  Guerra Mundial, interessando-se pela pintura, cerâmica e desenho.
Veio para o Brasil em 1947.Em 1953 ingressou no Instituto de  Belas  Artes de  Porto Alegre, onde  cursou além de música com os professores Victor Neves(Canto,coral, teoria e solfejo)  e Léo Schneider (organologia e  prática  e orquestra).Em 1955 ingressou no Coral da Ospa, onde permaneceu por sete anos.

O MARGS Museu de  Porto Alegre, Homenageou Maria Di Gesu por seus 25  anos de  Gravura, entre  tantos outros prêmios que recebeu.
Ali estava  aquela senhora, pequenina  e  grande  Espírito conversando comigo e me ajudando no caso da  restauração da Madona..

Nosso primeiro encontro  foi muito especial e mais que significativo e aqui quero  enaltecer a  gratidão que  tive e tenho por  tantas  pessoas que  assim conheço, conheci e  espero seguir  conhecendo.

A  VIDA  É UMA ARTE, a  questão é como a pintamos...

Maria Di Gesu é  conhecida  também,por sua  grande  sensibilidade em  guardar  todos os registros, livros,discos, móveis , objetos de arte que observam e são observados.Tudo ganha vida  ali, em seu espaço  !
Maria conta  que não mudou muito da  moça  que chegou ao Brasil em 1947, com 20  anos  de  idade, deixando o noivo,parte da  família e  uma pátria devastada pela Guerra.
Diz que tem paixão por ficar sozinha, Ama o silêncio, a liberdade.Gosta de  gente, mas se  estiver sozinha, não se sente triste,(algo  mais em comum).

Que  preciosidade  esta tarde me reservou  CONHECENDO MARIA DI GESU!
Gratidão Maria Di Gesu ,por me receber  de  forma tão  aberta e  compartilhar um pouco de  sua  trajetória que  fala mais que muitas  palavras!
IEDA  E MARIA, Hoje  vocês me  embalaram como Grandes  Mães,Avós, Mulheres! 
Não tenho como agradecer, mas posso   afirmar  que  FOI E É DIVINO  ter estado com vocês, cada uma em sua  trajetória de  ARTE  e  de conexão com a GRANDE MÃE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário