segunda-feira, 10 de dezembro de 2012




Toque me


Reflexão  "para  SENTIR"




CADA  DIA É  MAIS DIFÍCIL  O “TOQUE”
(A  ideia  aqui, não é  um tratado  sobre  o Toque, mas  apenas  simplesmente  o sentir..)



Assunto  que renderia livros e livros,filmes, lendas, muitas  histórias que passam no dia dia de  cada um(a)  e com certeza sem muitas  vezes um afago, um abraço, um acolhimento  .

Percebe-se  no dia dia  cada vez  mais um distanciamento  do SER  sensível, do SENTIR-SE,do olhar, tocar  seja com contato físico, ou não.

Mas, o contato esta comprometido hoje em dia também, não é  mesmo?

A  questão é ,porque  as pessoas  relutam tanto em tocar-se? Relutam em tocar  ao outro, em apenas  um abraço dado de coração!?

O que  as impede? 
O que  ?

Medo? 
Traumas  passados ou presentes,crenças,preconceitos,pré-conceitos,julgamentos?
São muitas  as  questões e emoções  que guardamos, pouco externamos, com certeza.



O Toque  Cura,é fato desde sempre.

Lamento se  decepciono "alguns"  conceitos diferentes, mas   até  aqui,posso dizer  que  vale o que se sente.
Não passaremos impunes por esta vida, sem que "alguém"  queira  nos enquadrar em algum"julgamento", temos que  estar cientes  de quem Fomos,somos ,como somos e porque somos..
Cada qual carrega  os  fantasmas  que  decide  dentro de si e  sinceramente com o tempo, aprendemos  que ficar tentando "interpretar"  sentimentos, limita o aprendizado em  viver, endurece,amargura  e dificulta  relações,consequentemente, gera  infelicidades  também.


Muitas  terapias  assim tem  abordado e aprofundado em diferentes leituras, tradições,culturas Orientais,Ocidentais a  importância do toque.

Toque de coração..apenas  isto ..sem elaborar muito,senão deixa  de ser espontâneo, puro, verdadeiro e  ético.

Muito antes  de  nascermos,  seguramente  muitos  registros ficam, outros  virão e ao longo da vida  perceberemos    onde o TOQUE  ficou no esquecimento..
Que  possamos SENTIR e compartilhar  do  PODER  DO TOQUE, mas sobretudo  que também possamos com isto, acessar o TOQUE  QUE  VEM DA  ALMA, para que  assim, possamos  nos  reconectarmos  com o SAGRADO   deste  TOQUE que  não se  restringe   apenas ao contato Físico, mas  reflete-se neste físico e faz verdadeiros  milagres  se assim for  SENTIDO  de coração de  espírito..ALMA ALMA...

As  leituras  somato-emocionais  ressaltam que ´Toque é  vital a  Alma!Não tocamos as plantas?A  Terra,as águas, nosso rosto ...não o tocamos?Ao tomar  banho,não tocamos  este corpo?A  sensação de passar  um hidratante no corpo,não refresca,acalma, nutrindo-nos  de  alguma forma?
Pois  então, este  Toque é  parte  de  nosso ser, desde sempre, creio.

Resolvi  enaltecer este assunto hoje, porque  transito em diferentes  núcleos, segmentos, grupos  diferenciados onde  busco sempre  olhar  o mundo pela ótica  do outro,para  não ferir nema mim mesma, tampouco a outros(as), mas mesmo assim é  delicado.

Mas  realmente o vídeo acima traduz  mais que muitas palavras e  as imagens que  aqui compartilho,mostram  que  sempre  abracei e  seguirei abraçando  se  assim as pessoas permitirem.O Toque é fundamental nos processos de crescimento  de  todos  nós.

Liana Utinguassú
Abraço sempre,a  mim mesma
todos os dias   acaricio meu rosto, 
sinto-me
Abraço as pessoas que assim me permitem
Mesmo as que não me permitem, abraço  de outras  maneiras
Abraço as árvores, abraço á natureza 
Abraço, Toco, sinto..
Assim caminho, assim danço, assim respiro,assim, bebo na fonte eterna  que me faz  estar aqui, viva e sentindo..
Gratidão eterna  á  esta Criação
Mborayhu
Amor
Py'aguapý Paz


Diferentes  toques
Diferentes etapas,fases e  faces  neste  tocar  e ser "tocado"(a)

Pontos  de  Toque- Auto Terapia..Auto contato

TOQUE MATERNO sem distinções

SEM PALAVRAS

TROCA DE  ABRAÇOS,TOQUES DE  ALMA



Abraços  que sinto falta, mas  que seguem em mim..porque  NOS  ENTREGAMOS
DE CORAÇÃO E ESPIRITO

Toque de RESPEITO

Quando e Emoção Toma conta,Toque de  Amizade
Leal entre  Guerreiros(as)  que se  entendem e se  Respeitam
MAE E FILHO
Toque  de  TODA VIDA
Eterno AMOR
Toque  no Abraço entre  irmãos(as)
Abraço do Lama
Gratidão

Abraço da Monja-Toque  de irmãs

Sempre  Abraçar..irmãos amigos, familiares..
Quando trocamos abraços, quando Tocamos e somos tocados, sem   restrições,sem medos,sem quaisquer  impedimentos.Sentimos  algo  que  não se  traduz  em palavras..Mas,quem já sentiu sabe..É AMAR  INCONDICIONALMENTE.
Muitas  vezes, as  pessoas  elaboram demais, condenam demais,gerando para si mesmas fantasmas, dificuldades  em simplesmente  SER..Isto  é  Maravilhoso  e me  dou conta  que  a  grande  abundância está
relacionada a  este sentir. As  crianças  entregam-se ou não, em seus  abraços..Mas  não escondem suas  emoções, não limitam-se, não deixam de  SER.Por isto  quando nos olham, vão  lá dentro da  Alma e sabem..e  nós sabemos..

Agradeço imensamente  por estes  TOQUES, Expressos e  não expressos, porém SENTIDOS!
Agradeço  por  me  permitirem e por  ME  PERMITIR seguir  ABRAÇANDO!
Muitas  vezes, há  "abraços  e  abraços", onde percebe-se um distanciamento, ou  algo  que  parece  não  estar  inteiro naquele  abraço..Deve-se  Respeitar, sempre.Não há que se  elaborar  porque  alguém  não nos deu abraço, ou  nos  estendeu a mão  com restrições..ou não entendeu nosso abraço..afinal, cada qual sente,pensa e faz ao seu modo e como  sente  que pode..
Importante, creio, é  Não  limitar-nos  em manifestar o que sentimos.

Iporã  Eté aguyjevete  Gracinha.
Por  tua  Leldade, Amor, Incondicional e por  tudo que   me fazes sentir  em tua companhia diária,verdadeiramente  PURO SENTIMENTO!


SE SOU BEBÊ, POR FAVOR ME TOQUE...

Preciso de seu afago de uma maneira
que talvez nunca saiba...
Não se limite a me banhar, trocar minha
fralda e me alimentar mas me embale
estreitando-me, beije meu rosto e acaricie
meu corpo.
Seu carinho gentil, confortador, transmite
segurança e amor...

SE SOU UMA CRIANÇA, POR FAVOR ME TOQUE...

Ainda que eu resista e até rejeite insista, descubra um
jeito de atender minha necessidade.
Seu abraço de boa noite ajuda a adoçar meus sonhos, seu
carinho de dia me diz o que você sente de verdade...

SE SOU ADOLESCENTE, POR FAVOR ME TOQUE...

Não pense que eu, por estar crescido, já não precise saber
que você se importa.
Necessito de seus abraços carinhosos, preciso de uma voz
terna.
Quando a vida fica difícil, a criança em mim volta a precisar...

SE SOU SEU AMIGO, POR FAVOR ME TOQUE...

Nada como um abraço afetuoso para eu saber que você
se importa.
Um gesto de carinho quando estou deprimido me garante
que sou amado, e me reafirma que não estou só.
Seu gesto de conforto talvez seja o único que eu consigo...

SE SOU SEU PARCEIRO SEXUAL, POR FAVOR ME TOQUE...

Talvez você pense que sua paixão basta, mas só os seus braços
detém os meus temores.
Preciso só seu toque terno e confortador, para que lembras que
sou amado apenas porque eu sou eu...

SE SOU SEU FILHO ADULTO, POR FAVOR ME TOQUE...

Embora eu possa ter até minha própria família para abraçar
ainda preciso dos braços de Mamãe e Papai quando me machuco...

SE SOU SEU PAI IDOSO, POR FAVOR ME TOQUE...

Do jeito que me tocaram quando eu era bem pequeno.
Segure minha mão, sente-se perto de mim, dê-me força.
Aqueça meu corpo cansado, com sua proximidade.
Minha pele ainda que muito enrugado, adora ser afagada...

NÃO TENHA MEDO...
APENAS ME TOQUE...

(Phyllis K. Davis).
Livro O Poder do  Toque




Nenhum comentário:

Postar um comentário