quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Deixe a Música te levar...Sonhe...
Abrimos com este vídeo...



Um convite ao sentir..

Nas culturas e tradições espirituais de todos os povos, existe a busca pela experiência transcendental, ou numinosa, como dizia Carl Gustav Jung. Todos ansiamos por uma experiência que rompa couraças emocionais e que nos conecte com Deus, a pura expressão do amor.
http://www.ippb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3715&catid=80:mythos&Itemid=110

A cosmogonia Tupi afirma que o homem é o som que ficou em pé. Tupã, o Grande Som, cria o tupi pelo som, e o som toma forma humana. O que sustenta o homem em pe é a flauta criada por Tupã, e que produz os sete sons, sendo que o último é o silêncio. Os guaranis também harmonizam a energia vital através dos sons vocálicos. Para alguns povos nativos, ainda hoje o tambor ressoando e se propagando pelo ar anuncia rituais de transmutações e momentos de louvor, arrebatando as mentes para novas estâncias de aprendizado.
OS TIBETANOS CONSIDERAM SAGRADOS O FÁ SUSTENIDO, o lá e o sol. Os hindus têm outra escala musical cujas notas são sagradas emissões do OM, AUM, que é considerado o som dos sons, o Pranava, o Som Primordial, de onde nascem todos os demais sons. No hinduísmo, a nossa anatomia sutil é constituída por centros de força denominados chakras, e cada um desses centros vibra em determinado tom e cor. Esses centros estão distribuídos ao longo da coluna vertebral e visualizar a cor do chakra e cantar o som que lhe corresponde harmoniza e cura o corpo e a mente.
Os indígenas costumam usar as vogais para alinhar os centros energéticos que compõem o corpo sinestésico, que é denominação científica ocidental do sistema de chakras. Na Cabala mística, esses centros são ativados e alinhados pela recitação dos nomes de Deus. Nos Vedas, escrituras sagradas hindus, os versos obedecem à métrica e ritmo considerados sagrados, e quando cantados emitem diferentes vibrações e ressonâncias, algumas delas de cura física e espiritual, e outras capazes de provocar manifestações físicas, desde formas geométricas até materializações de objetos, ou acionar os elementos da natureza.

http://www.historiadaarte.com.br/linha/indigenabr.html

A Visão Indígena Brasileira 
O que é índio? Um índio não chama nem a si mesmo de índio esse nome veio trazido pelos colonizadores no séc. XVI. O índio mais antigo desta terra hoje chamada Brasil se autodenomina Tupy, que significa "Tu" (som) e "py" (pé), ou seja, o som-de-pé, de modo que o índio é uma qualidade de espírito posta em uma harmonia de forma. 
Qual a origem dos índios? Conforme o mito Tupy-Guarani, o Criador, cujo coração é o Sol, /tataravô desse Sol que vemos, soprou seu cachimbo sagrado e da fumaça desse cachimbo se fez a Mãe Terra. Chamou sete anciães e disse: ‘Gostaria que criassem ali uma humanidade’. Os anciães navegaram em uma canoa que era como cobra de fogo pelo céu; e a cobra-canoa levou-os até a Terra. Logo eles criaram o primeiro ser humano e disseram: ‘Você é o guardião da roça’. Estava criado o Iníciom. O primeiro Iníciom desceu do céu através do arco-íris em que os anciães se transformaram. Seu nome era Nanderuvuçu, o nosso Pai Antepassado, o que viria a ser o Sol. E logo os anciães fizeram surgir da Águas do Grande Rio Nanderykei-cy, a nossa Mãe Antepassada. Depois eles geraram a humanidade, um se transformou no Sol, e a outra, na Lua. São nossos tataravós. 
Esta história revela o jeito do povo indígena de contar a sua origem, a origem do mundo, do cosmos, e também mostra como funciona o pensamento nativo. Os antropólogos chamam de mito, e algumas dessas histórias são denominadas de lendas. 

- Tornar-se um Tupy, um som-de-pé, ou seja, um indivíduo integrado, consciente de si enquanto uma entidade vibratória e co-criadora manifestada na Terra, filho de Tupã, o Verbo Criador, exigia-se que o seguidor percorresse o caminho guarani, que significa ser um guerreiro interior, ou seja, aquele que conheceu,purificou, dominou e transcendeu a si mesmo. 

Para isso, havia que se passar por sete graus, para tornar-se um iniciado na tradição. Nestes graus haviam que ser observados, estudados, integrados e praticados: três aspectos a serem dominados, um aspecto de confiança, um aspecto de fusão e um aspecto de libertação.

TRÊS ASPECTOS DE DOMÍNIO: 

1) Dominar as mazelas do corpo físico: preguiça, vício, desperdício, gula, 


2) Dominar as mazelas da fala: fofoca, calúnia, julgamento, mentira


3) Dominar as mazelas da mente: dispersão mental, pensamento negativo contra si mesmo ou contra alguém, estagnação mental, sobrecarga mental.


UM ASPECTO DE CONFIANÇA:


4) Confiar no espírito intangível e luminoso, bem como nas suas qualidades profundas e sagradas, libertando-se de falsas crenças e de bloqueios. 


UM ASPECTO DE FUSÃO:


5) Após a purificação dos aspectos negativos emanados de si mesmo, pelo autodomínio e transmutação através da ajuda da Grande Mãe Natureza, inicia-se uma fusão com as qualidades intangíveis e sagradas, que são: amor, sabedoria, e poder sobre si mesmo.


UM ASPECTO DE LIBERTAÇÃO:

6) A morte, que na verdade é a morte definitiva dos vícios do corpo, da fala e da mente. Trata-se da libertação dos últimos dogmas, preconceitos e visão limitada da vida. 

Abrir-se para o serviço á vida através da expressão do amor incondicional e da sabedoria.


UM ASPECTO DE RENASCIMENTO:

7) O renascimento. O início do ser revestido com o manto reluzente de plumas azuis. 

Fonte desta  informação:http://kakawera.blogspot.com.br/2011/08/os-sete-graus-de-iniciacao-tupy.html

http://ceciliavalentim.com.br/artigos/



O Som, sempre esteve em nós..Basta respirarmos,já  vamos perceber  o SOM. 
Aqui  copilamos algumas  análises  sobre  o tema, de pessoas  respeitáveis, bem como agregamos nossa experiência, também em bases  ancestrais, de diferentes  culturas, povos e saberes.

Nascemos  com o Som,desenvolvemos  neste "corpo de som", diferentes  danças, sendo que algumas  parecem nos acompanhar há mais tempo, não é mesmo?


Quem já não experimentou esta sensação de  flutuar  com a música,ou explodir, verdadeiramente, vibrando todo corpo  como se   sofresse um choque  e  saísse  a saltitar,com vida própria?
Assim acontece..Quando  falamos, nosso corpo todo fala,nosso  olhos  são a expressão  mais profunda  "visível", da  alma..Mas, existem  outras linguagens de  acordo com  a  maneira  como interagimos,onde estamos, com quem estamos, também..
Deixar-se  sentir ,é uma experiência única  e  inenarrável em palavras, porque  o SOM, cada  nota  cada vogal,  nos conduz  a dimensões  diferentes  ,além deste mundo! As nações originárias  realmente  conhecem este  caminho. Nossos  Antepassados,Ancestrais o imprimiram em nós  e  Nós  assim somos..UM SOM DE PÉ, porém em desenvolvimento, trilhando  caminhos e  buscando  fazer  o melhor que pudermos, sendo o melhor que pudermos SER.
Já  dancei com diferentes  etnias e  senti  em mim,estes  níveis ,mas ao mesmo tempo..ainda  digo  que há muito que trilhar, dentro destes níveis acima tão bem elencados.
Quando  inspiramos,e soltamos o ar entoando a vogal "A", por exemplo, vamos sentir uma parte  do corpo vibrar, e  toda  extensão dos braços, até a ponta dos dedos, todo peitos e  abre..ou  começa  a  abrir-se devagar..como os pássaros fazem  logo  ao amanhecer, ou  em suas  diferentes  danças..procurem observar, sentir..e  praticar, sentindo os ventos, a  terra  fresca com seus pés, e se possível, bailem ao amanhecer, esfregando-se  na  grama fresca como os  animais fazem..se  for possível..
Disto que  falamos sempre!  Natureza  do SER...Interagindo  com este SER e  sabendo  posicionar-se  ,olhando sempre  ao SOL,a  Lua, as  estrelas..
É tudo tão simples..

Por que dificultar,não?

Boa prática..Bom caminhar..Bom Sentir..












Una invitación a sentir ..

En las culturas y tradiciones espirituales de todos los pueblos, está la búsqueda de la experiencia trascendental o numinoso, como Carl Gustav Jung dijo. Todos anhelan una experiencia que rompe armadura emocional y nos conectamos con Dios, una expresión pura del amor.
http://www.ippb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3715&catid=80:mythos&Itemid=110

La cosmogonía Tupi dice que el hombre es el sonido que estaba. Tupa, el Gran sonido, el Tupi crea el sonido, y el sonido toma forma humana. Lo que sostiene al hombre de pie es la flauta creado por Tupa y produce siete sonidos, el último de los cuales es el silencio. Los guaraníes también la armonización de la energía vital a través de los sonidos de las vocales. Para algunos pueblos indígenas, el tambor sigue resonando y la difusión a través del aire anuncia transmutaciones rituales y momentos de alabanza, arrebatando mentes para aprender nuevas oficinas.
CONSIDERE LO SAGRADO TIBETANO El Fa sostenido, y hay sol. Los hindúes tienen otras notas de la escala musical cuyas emisiones sagrado Om, Om, que se considera el sonido de los sonidos, el Pranava, el sonido primordial, de la que surgen todos los demás sonidos. En el hinduismo, nuestra anatomía sutil consiste en centros de fuerza llamados chakras, y cada uno de estos centros vibra a cierto tono y color. Estos centros están distribuidos a lo largo de la columna vertebral y visualizar el color del chakra y cantar el sonido que corresponde a armonizar y sanar el cuerpo y la mente.
Los indios suelen utilizar las vocales para alinear los centros de energía que componen el cuerpo cinético, que es el nombre científico del sistema occidental de chakras. En la mística Cábala, estos centros están activados y alineados con la recitación de los nombres de Dios. En los Vedas, las escrituras hindúes, los versos obedecer al ritmo métrico y considerado sagrado, y cuando canta emiten vibraciones y resonancias diferentes, algunos de ellos de curación física y espiritual, y otros capaces de causar manifestaciones físicas, a partir de formas geométricas a la materialización de los objetos, gatillo o los elementos de la naturaleza.

http://www.historiadaarte.com.br/linha/indigenabr.html

La Visión Indígena Brasileño
¿Qué es indio? Un indio no llamarse a sí mismo un nombre indio que vino traído por los colonos en el siglo. XVI. El más antiguo indio de esta tierra que ahora se llama Tupy Brasil se llama, que significa "You" (sonido) y "py" (pie), es decir, el sonido de los pies, por lo que el indio es una cualidad de la mente llamado de una manera armoniosa.
¿Cuál es el origen de los indios? A medida que el mito Tupy-Guaraní, el Creador, cuyo corazón es el Sol / Sol, vemos que el bisabuelo, su pipa sagrada y sopló el humo de este tubo se convirtió en la Madre Tierra. Llamado siete ancianos y dijo: "Me gustaría que daría lugar a una humanidad". Los ancianos navegaban en una canoa, que era como fuego en el cielo serpiente, y la serpiente-barco los llevó a la tierra. Pronto se creó el primer ser humano y dijo: ". Usted es el guardián del jardín" Iníciom fue creado. El Iníciom primero bajó del cielo a través del arco iris donde los ancianos se han convertido. Su nombre era Nanderuvuçu, nuestro antepasado Padre, ¿cuál sería el sol Y entonces los ancianos han aumentado las aguas del Río Grande Nanderykei-cia, nuestro antepasado Madre. Después de que dio lugar a la humanidad, se convirtió en el sol, y el otro en la Luna son nuestros bisabuelos.
Esta historia revela la forma en que los pueblos indígenas para contar su origen, el origen del mundo, el cosmos, y también muestra cómo el pensamiento indígena. Los antropólogos llaman mito, y algunas de estas historias se llaman leyendas.

- Hazte Tupy, un sonido de pies, es decir, un individuo integrado, consciente de sí misma como una entidad vibrante y co-creador se manifiesta en la tierra, hijo de Tupa, la Palabra Creativa, exigió que el seguidor Guaraní percorresse el camino, que significa ser un guerrero interior, es decir, alguien que sabía, purificado, dominado y superado a sí mismo.

Para ello, tuvieron que pasar por siete grados, para llegar a ser un iniciado en la tradición. En estos grados tuvo que ser observado, estudiado, practicado e integrado: tres aspectos a dominar un aspecto de confianza, un punto y un punto de fusión de la liberación.


TRES ASPECTOS DEL CAMPO:


1) El dominio de las dolencias del cuerpo físico: la pereza, la adicción, los residuos, la gula,


2) El dominio de los males del discurso: el chisme, la calumnia, el juicio, la mentira


3) El dominio de los males de la mente: la dispersión mental, pensamientos negativos contra sí mismo o contra alguien, el estancamiento mental, sobrecarga mental.


UN ASPECTO DE CONFIANZA:


4) Confía en el espíritu intangible y luminoso, así como sus cualidades profundas y sagradas, liberándose de creencias falsas y bloqueos.


UN ASPECTO DE FUSION:


5) Después de la purificación de los aspectos negativos que emanan de él mismo, de auto-maestría y transmutación a través de la ayuda de la Madre Naturaleza es estupenda, comienza una fusión con las cualidades intangibles y sagrados, que son: el amor, la sabiduría y el poder sobre sí mismo.


UN ASPECTO DE LA LIBERACIÓN

6) La muerte, que es en realidad la muerte definitiva de los vicios del cuerpo, palabra y mente. Esta es la última versión de dogmas, prejuicios y estrecha visión de la vida.

Ábrete al servicio de la vida a través de la expresión del amor incondicional y la sabiduría.


UN ASPECTO DEL RENACIMIENTO:

7) El renacimiento. El comienzo de ser revestido con el manto de plumas azules brillantes.

Fuente de esta información: http://kakawera.blogspot.com.br/2011/08/os-sete-graus-de-iniciacao-tupy.html

http://ceciliavalentim.com.br/artigos/


El sonido ha sido siempre en nosotros .. Sólo respira, ahora nos damos cuenta de la SOM.
Aquí copilamos algunos análisis sobre el tema de las personas respetables, y añadimos nuestra experiencia, también en bases ancestrales, diferentes culturas, personas y conocimientos.

Nacemos con el sonido, hemos desarrollado este "cuerpo sano", danzas diferentes, algunos de los cuales parece que nos acompañe durante algún tiempo, ¿no es así?


¿Quién no ha experimentado esta sensación de flotar con la música, o explotar, en verdad, todo el cuerpo vibrando como si sufriera un choque y salió rebotando con la vida misma?
Por lo que es .. Cuando hablamos, todo nuestro cuerpo habla, nuestros ojos son la expresión más profunda "visible", el alma .. Sin embargo, hay otros idiomas de acuerdo con la forma en que interactuamos, dónde estamos, quiénes somos, también ..
Deja sentir, es un único e indescriptible en palabras, ya que el SOM, cada nota cada vocal, nos lleva a diferentes dimensiones, más allá de este mundo! Las Primeras Naciones saber realmente este camino. Nuestros antepasados, ancestros impreso en Estados Unidos y por lo que son .. UN SONIDO DE PIE, sino en el desarrollo, a lo largo de caminos y tratando de hacer lo mejor que podamos, y lo mejor que podemos ser.
He bailado con diferentes etnias y sentido en mí, estos niveles, pero al mismo tiempo .. Sigo diciendo que hay mucho por recorrer, dentro de estos niveles antes mencionados también.
Cuando respiramos, y dejó escapar el aire cantando la vocal "A", por ejemplo, podemos sentir una parte del cuerpo vibrar, y toda la longitud de los brazos hasta que las yemas de los dedos, tetas y abrir todos .. o comienza a abrirse lentamente do .. gustan los pájaros al amanecer, o en sus diferentes bailes .. Trate de observar, sentir .. y práctica, sintiendo el viento, la tierra fresca con los pies, y si es posible, bailem al amanecer, frotarse sobre la hierba Fresco como hacen los animales .. si es posible ..
Hemos hablado de ello para siempre! Naturaleza SER SER ... Interactuando con esta posición y conocerse a sí mismo, siempre mirando al sol, la luna, las estrellas ..

Todo es tan simple ..Deveria SER...

¿Por qué hacer que sea difícil, ¿no?

Caminar sobre las buenas prácticas .

Traducison Via  Google.perdonen si no és  tan Fiel , la traducsion como quisieramos,pero  buscamos  que llegue al corazon  de cada uno(a).(Liana utinguassú)















Nenhum comentário:

Postar um comentário