quarta-feira, 30 de janeiro de 2013







Há que reforçar assistência que garanta segurança e direitos de todos(as) familias,de todas as Tekoha.
Sabemos que esta região e o que ali se concentra é de GRANDE ameaça a vida dos PARENTES. REFORÇAMOS ESTE APELO E NOS COLOCAMOS AO DISPOR.
Liana Utinguassú
BOA NOITE A TODOS (AS)

SEGUE DOCUMENTO FINAL DAS LIDERANÇAS GUARANI E KAIOWÁ AMEAÇADAS DE MORTE. ALÉM DISSO, INFORMAMOS A TODOS (AS) QUE TODOS ACAMPAMENTOS GUARANI E KAIOWÁ DO SUL DE MS ESTÃO SENDO ISOLADOS E AMEAÇADOS. ONTEM, OS LÍDERES DE TAKUARA-JUTI SOFRERAM NOVAMENTE A AMEAÇA DE MORTE. HOJE 30/01/2013 O GENITO GOMES DE GUAIVIRY-ARAL MOREIRA-MS FILHO DE CACIQUE NISIO GOMES RECEBEU AMEAÇA DE M
ORTE.
DIANTE DISSO, RETORNAMOS SOLICITAR AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS DAS AUTORIDADES FEDERAIS
ATENCIOSAMENTE,

COMISSÃO DA ATY GUASU GUARANI E KAIOWÁ-LUTA CONTRA GENOCÍDIO

TEKOHA GUASU GUARANI E KAIOWÁ PYELITO KUE/MBARAKAY-IGUATEMI-MS.
DOCUMENTO FINAL DA ATY GUASU DAS LIDERANÇAS DE TEKOHA GUASU EM LITÍGIO/CONFLITO DO CONE SUL DE MATO GROSSO DO SUL.
Nós lideranças/representantes de quinze (15) tekoha guasu em litígio/conflito, entre os dias 24 e 26 de janeiro de 2013, estivemos reunidos aqui no tekoha Pyelito kue, localizada na margem do rio Hovy-município de Iguatemi-MS. Mais uma vez, nessa reunião apresentamos as situações de nossas vidas e as demandas das comunidades Guarani e Kaiowá de tekoha em conflito. Por meio deste documento vimos resumir que todas as comunidades Guarani e Kaiowá das tekoha guasu em conflito e da margem da estrada, em janeiro de 2013, continuam sendo vítima de genocídio, pois, estão isolados e ameaçados de morte, se encontram em situações de misérias, passando fome e tentando sobreviver, não conseguem mais viver de forma digna como humano. Assim, evidenciamos que em todos os acampamentos indígenas não há assistências à saúde, educação escolar adequada entre outros.
Por exemplo, em primeiro lugar, constatamos que os duzentos (200) Guarani e Kaiowá (crianças, adultos, idosos) de Pyelito kue/Mbarakay estão sobrevivendo de forma desumana em espaço de (01) um hectare de terra, cercado de brejo e rio onde eles estão isolados há mais de um ano onde não podem plantar nada. A ordem da Justiça Federal da 3ª Região de São Paulo, do dia 30 de novembro de 2012, era para indígenas de Pyelito kue/Mbarakay a receber todas as assistências por parte dos órgãos federais, porém os agentes dos órgãos federais, tais como: SESAI e FUNAI, até hoje 26/01/2013, não chegaram ao acampamento Pyelito kue. Além disso, no dia 08 de janeiro de 2013 foi reconhecido oficialmente o território Pyelito Kue/Mbarakay como terras indígenas tradicionais, mas mesmo assim, os fazendeiros mandaram recado para indígenas que não vão liberar a entrada e nunca vão devolver as terras para os indígenas, invés de devolver as terras, eles desejam o genocídio dos indígenas que morram sem assistências. Assim, os fazendeiros prometeram a continuar massacrando e matando todos os sobreviventes índios de Pyelito Kue/Mbarakay. Neste contexto, os agentes da FUNAI e da SESAI alegam que os fazendeiros da região não teriam liberados a entrada para funcionários públicos federais. Por isso, não prestaram assistências à comunidade de Pyelito kue/Mbarakay até hoje. Assim, ficou claro que os fazendeiros desobedecem à ordem da justiça federal, ou melhor, os fazendeiros ignoram a ordem da justiça federal. Diante disso, voltamos a comunicar a todos (as) que a comunidade Guarani e Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay continua sendo isolado e ameaçado de genocídio. De forma similar sobrevivem ameaçadas várias comunidades Guarani e Kaiowá de outras tekoha Guasu em litígio, como: LARANAJEIRA ÑANDERU, GUAIVIRY, IPO’I, APYKA’I, TAKUARA, ARROIO KORA, KURUSU AMBA, ETC. Vimos solicitar ao Governo Federal e à Justiça Federal para que a ordem da entrada de assistência aos Guarani e Kaiowá seja válida e respeitada pelos fazendeiros.
Atenciosamente,
lideranças de tekoha guasu Guarani e Kaiowá em litígio/conflito do MS
Tekoha Guasu Pyelito Kue/Mbarakay, 26 de janeiro de 2013.

Tradução  via  Google:


Buenas  Noches  a Todos(as)

SEGUIMIENTO DEL DOCUMENTO FINAL Y LÍDERES guaraní kaiowá AMENAZADO DE MUERTE. ADEMÁS INFORMAR TODOS (AS) QUE TODOS LOS CAMPOS DEL SUR Y guaraní kaiowá de estar aislado MS y amenazadas. AYER, LOS DIRIGENTES DE Takuara-Juti sufrido OTRA VEZ LA AMENAZA DE MUERTE. HOY 30/01/2013 El genito-ARAL GUAIVIRY GOMES DE SMITH-MS HIJO DE CACIQUE Nisio Gomes RECIBIDO AMENAZA DE MUERTE.
Antes de eso, devolver la solicitud de acción correspondiente de las autoridades federales
ATENTAMENTE,

COMISIÓN DE ATY Guasu GUARANI E-Kaiowá GENOCIDIO LUCHA

Tekohá Guasu Guaraní y kaiowá PYELITO KUE / MBARAKAY IGUATEMI-MS.
DOCUMENTO FINAL DE LOS LÍDERES DE ATY Guasu Tekohá Guasu EN DISPUTA / CONFLICTO DE CONO SUR MATO GROSSO DO SUL.
Nos líderes / representantes de quince guasu (15) tekoha en disputa / conflicto, entre el 24 y el 26 de enero de 2013, nos reunimos aquí en tekoha Pyelito kue, situado en el paseo marítimo Hovy-municipio de Iguatemi-MS. Una vez más, esta reunión se presentaron las situaciones de nuestra vida y las demandas de las comunidades y los guaraníes kaiowá tekoha de conflicto. Por la presente resumen vio que todas las comunidades y guaraní kaiowá tekoha guasu de los conflictos y el borde de la carretera, en enero de 2013, siguen siendo víctimas de genocidio porque están aislados y amenazados de muerte, se encuentran en situaciones de miseria , muerto de hambre y tratando de sobrevivir, ya no es capaz de vivir con dignidad como ser humano. Así, se observó que en todos los campos no asiste a la salud indígena, la educación y la escuela apropiada.
Por ejemplo, en primer lugar, encontramos que el 200 (200) y Guaraní Kaiowá (niños, adultos, ancianos) de Pyelito kue / Mbarakay están sobreviviendo inhumana en el espacio (01) de una hectárea de tierra, rodeada de pantanos y ríos donde están aislados durante más de un año que no puede crecer en absoluto. El orden de la Corte Federal de la 3 ª Región de São Paulo, el 30 de noviembre de 2012, fue para los indígenas kue Pyelito / Mbarakay recibir toda la asistencia de los organismos federales, pero los funcionarios de las agencias federales, tales como: Sesai y la FUNAI, hoy 26/01/2013, no llegó al campamento Pyelito kue. Además, el 8 de enero de 2013 fue reconocido oficialmente territorio Pyelito Kue / Mbarakay como las tierras tradicionales indígenas, pero aún así, los agricultores enviaron un mensaje a los indios que no será siempre libre entrada y nunca devolver las tierras a los indios, En lugar de devolver la tierra, quieren que el genocidio de los pueblos indígenas que mueren sin asistencias. Por lo tanto, los agricultores se comprometió a seguir masacrando y matando a todos los indios sobrevivientes Pyelito Kue / Mbarakay. En este contexto, los agentes de la FUNAI y Sesai argumentan que los agricultores de la región no se han dado a conocer la entrada de los empleados federales. Por lo tanto, no prestó asistencia a la comunidad Pyelito kue / Mbarakay hoy. Por lo tanto, se hizo evidente que los agricultores obedecer la orden de la corte federal, o mejor dicho, los agricultores ignorar la orden de un tribunal federal. Por lo tanto, nos volvemos a comunicar a todos (as) que la comunidad guaraní y kaiowá de Pyelito Kue / Mbarakay permanece aislado y amenazado de genocidio. Del mismo modo sobrevivir y amenazó varias comunidades guaraní kaiowá otro Guasu tekoha en disputa, como LARANAJEIRA Ñanderu, GUAIVIRY, IPO'I, APYKA'I, Takuara, KORA Arroio, AMBA Kurusu, ETC. Estamos pidiendo al Gobierno Federal y el Tribunal Federal para que el orden de entrada y asistir a Guaraní Kaiowá es válido y respetado por los agricultores.
Atentamente,
liderazgos y guaraní kaiowá tekoha Guasu en disputa / conflicto de MS
Tekoha Guasu Pyelito Kue / Mbarakay, 26 de enero de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário