sábado, 5 de janeiro de 2013

QUANDO ACHAMOS QUE  TEMOS "HUMILDADE"
JÁ PERDEMOS.. 

Humildade





Há diferentes  análises sobre   SER HUMILDE..
Outro dia,conversando com uma pessoa  que considero muito sábio, entramos neste assunto e  logo me  fiz  esta reflexão...
Todo dia é dia de  nos  auto-observarmos e  fazer  um retrospecto   de  bases ancestrais, filosófico-religiosas, porque cada um (a) foi criado  com uma baliza  diferente e ao longo da vida manifestamos estas  interpretações em nossa  forma de  caminhar, de  SER ,Pensar e Agir.
Naturalmente  gosto de  desafios.quanto maior, mais aprendemos, mas  também   existem aqueles que jamais esperávamos ter que passar  e  que  são "por demais dolorosos", afinal, são DESAFIOS.

Dizem que  se conhece o perfil do caráter  de alguém, quando se  delega PODER á esta pessoa, ou também quando lhe apresentamos situações  de  extremo limite.
É como se  fôssemos saquinhos de  chá..Quando colocados  em água  fervendo se percebe   a  capacidade de  sustentar  tamanho PODER DO FOGO, de  calor, ou  Frio,quem  sabe(vazio)  no estômago, na espinha..
Sempre é bom saber  que estamos em aprendizado infinito por aqui..isto  é  um fato!
Nunca  estamos "prontos"(as)mesmo que  possamos adquirir "conhecimento ", saber, este  saber, não significa  que somos SÁBIOS.Acredito muito nisto e por isto  reflito sobre  a  Humildade, auto-reflito.

Será  que SER  HUMILDE está também associado a aceitar "ordens"?Que tipo de  "ordens"?Ordens    são ordens, vem de um superior(a), existe  HIERARQUIA.


Todos nós  em algum momento  manifestamos  perfis  diferentes  de personalidade.
Já  colocamos aqui  neste blog,algumas  abordagens  sobre  o assunto, mas O EXERCÍCIO DA HUMILDADE é  repleto de meandros,porque também há que se  buscar olhar  as  bases de Mundo  em que as pessoas foram criadas.
Ser  um Servidor(a)é  nobre, mas  nem sempre  este "Servidor"(a) lida  bem com autoridade,com ORDENS,não é mesmo?
Há aqui um outro ditado que  serve de  contraposição: A prática da Humildade   vem associada  a passividade? A PAZ?

Ser Pacífico,sim, PASSIVO,não..


Começam aí  algumas  interrogações  e  comparações, não?
Se  vamos para  esfera da  Religiosidade  teremos  muito a  Analisar, desde  até as  faces  das  Divindades, sejam elas  Católicas, Judaicas, Budistas,Hinduístas..

E  Culturas  originárias  trazem sua  espiritualidade  impressa,conectada á  NATUREZA em toda  sua  DIVINA E COMPLEXA   forma de  Manifestação.

Esta  conversa  me  levou a  refletir muito  sobre mim mesma..Minhas fragilidades e fortalezas, minhas  qualidades e imperfeições.(Muitas)..que sempre  existirão,pois tampouco  tenho pretensão de SER INFALÍVEL, mas  sempre  busquei e busco  ser o melhor que posso SER, mas  ainda  assim,não é suficiente em se  tratando também de  HUMILDADE , até pelo fato de estar aqui escrevendo sobre  o assunto, posso passar esta  impressão de"não humildade".
Não há problema algum em assumir publicamente.Falta  Humildade para  aceitar por exemplo   Leis   que  não se cumprem ,PODER  ,ABUSO, Subjugações,Desrespeitos, Violações ,Injustiças..
Realmente não acato estas  regras  abusivas  e  inconsequentes que  vigoram  nas  práticas  sociais ,politicas, econômicas,educacionais...

NÃO ..NÃO,e NÃO!

E  quando esperneio e me  nego a submeter-me a  certos  aplicativos..NÃO ESTOU praticando Humildade,porque o sistema  tem suas  regras  e quem sou eu para ir  contra  elas?Não vou mudar o MUNDO, isto é prepotência, mas posso fazer a diferença, creio..Talvez  isto seja  visto como arrogância..
Sim, me dou conta de  muitas  contradições .Porque me  irrito,porque  me  rebelo,porque esbravejo!
 Não estou sendo Humilde quando ao perceber  que muitas  pessoas afirmam que  irão  FAZER  "Tal" coisa e NÃO fazem e acabo  tomando á  frente e  FAZENDO,  NÃO ACREDITANDO mais na  "palavra"  destas pessoas..Isto  também demonstra  que  não sou Humilde,porque  sempre acabo  tomando á  frente..

Há muito que  trabalhar  quanto a Humildade!sempre  alguém dirá algo diferente,dependendo de  sua Cultura, ou formação Religiosa, espiritual, como queiram aqui nominar.
Quando o assunto Humildade veio..sinceramente  PAREI e olhei  fundo a mim mesma..

Não gosto de  muitas  "regras"..daquelas que lhe impõem  aceitar PODER, ORDENAÇÕES..sempre fui  avessa  á elas, mas  também,sem falsa modéstia, sempre tive  um critério e  valores muito fortes na minha formação  de  base  e na memória ancestral que  trago comigo.

Não me  agradam JULGAMENTOS,pois   só quando andarmos com as sandálias  do  outro, poderemos  sentir "mais ou menos"como  foi seu caminho..ainda  assim,NÃO SOMOS AQUELA PESSOA.
Não gosto de esperar muito para FAZER,vou fazendo o que sinto que devo  ,como posso.

Mas  com certeza, isto já  denota  que  não gosto de ordens..hierarquias, porque venho de uma formação onde  TODOS SERVEM, e sem CARGOS,ou PATENTES,ou LIDERANÇA,tampouco MAESTRIA..Talvez  por estas e por outras seja complexo o assunto aqui..
Se  analisamos atitudes de outras pessoas,devemos buscar fazer  esta  análise levando em conta a  formação desta  pessoa.
Por exemplo: 
Fui educada  em escola de  freiras, formação católica,esta  foi minha EDUCAÇÃO de  base,muito embora depois, fui  cruzando  outras  análises,praticando outras  formas e  danças Culturais, até  retomar  minhas  raízes Ancestrais, de  base INDÍGENA, que sempre  residiram em mim.

Fiz  faculdade  de comunicação, igualmente  em Pontifício Universidade Católica.
Quem me  conhece  sabe  o quanto gosto de intercambiar, não  gosto de  separatismos, sectarismos, porque sempre  fui Ecumênica, mas  quando  enfrento um "debate", é difícil recuar de minha POSIÇÃO com relação à  esta maneira de  SER.
O Tema  Humildade, nem entrou nas  questões sociais,econômicas,Políticas..estamos em uma esfera    de análises  interpessoais, digamos, mas  apaixona o assunto, pois é  infindável e necessário que reflitamos.
Acredito que Todos(as) temos muito que  aprimorar  em se  tratando de SERMOS HUMILDADES.
Não se  trata  de  ser DESAPEGADO (A),de dedicar-se em auxílio do próximo,do irmão(ã)..Não se  resume nisto,com certeza,NÃO.

Humildade vem do latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. 
A Humildade é considerada pela maioria das pessoas como a virtude que dá o sentimento exato do nosso bom senso ao nos avaliarmos em relação às outras pessoas. Características como cordialidaderespeitosimplicidade e honestidade, embora sejam frequentemente associadas à humildade, são independentes. Portanto, quem as possui não precisa necessariamente ser humilde.


Muito confundida com Modéstia, pode ser exatamente o contrário, o modesto tem falta de ambição, a humildade pode estar no ato de reconhecer que em determinado momento estamos sendo ambiciosos ao invés de gananciosos.
Diz-se que a humildade é uma virtude de quem é humilde; quem se vangloria mostra simplesmente que humildade lhe falta. É nessa posição que talvez se situe a humilde confissão de Albert Einstein quando reconhece que “por detrás da matéria há algo de inexplicável”.
Por humilde também se pode entender a personalidade que assume seus deveres, obrigações, erros, culpas e limitações sem resistência. Assim, se pode dizer que a pessoa ou indivíduo "assume humildemente".

Por exemplo..escrevendo sobre  "nós", na  primeira pessoa,ou terceira pessoa, de certa forma,não estamos sendo "humildes",mas estamos  assumindo humildemente  nossas  facetas, faces, faces  da personalidade "humana".
Vou ficando por aqui..refletindo, buscando -me neste silencio "ilusório",porque enquanto a mente  tagarelar..NÃO É SILENCIO  mas  estamos á  caminho:
Calma, paciência,persistamos com entrega e "Humildade"..também disciplina.


Um vídeo que fala  dentro de  uma visão oriental/Práticas /Artes  Marciais.



Liana Utinguassú
Caminhando por  SER melhor que posso..
Certa que  ainda sou uma Criança  nesta  arte de  viver com sabedoria..Ojalá!




Respeito ,Humildade..
Rinpotche em tibetano significa “Precioso”. Geralmente, esta é uma forma honorífica de endereçar alguém reconhecido como um Tulku (que significa ‘uma grande reencarnação’). 
Lama em tibetano significa ‘Guru’. Um Guru é um mestre espiritual que tem a capacidade de guiar aqueles que o sigam no caminho para a iluminação. Isso significa que um Lama deveria ser um grande e realizado ser.



Agradeço  muito ao Amigo que  me  levantou o assunto.
R.Y.
Aguyjevete!


Nenhum comentário:

Postar um comentário