sábado, 19 de janeiro de 2013


RELATÓRIOS A SEREM LIDOS
Infância Indígena
CRIANÇAS
Nove EM CADA DEZ  ,sofrem ALGUM tipo de privação
Aqui acrescentamos  e enfatizamos A PRIVAÇÃO MAIOR DE VIVER!
Não apenas  SOBREVIVER!


http://www.cnte.org.br/index.php/comunica%C3%A7%C3%A3o/noticias/11296-nove-em-cada-dez-criancas-indigenas-sofrem-algum-tipo-de-privacao

Segundo dados extraídos dos censos da década de 2000, na América Latina 88% dos indígenas menores de 18 anos sofrem algum tipo de privação, frente a 63% da população geral da mesma faixa etária, informou um boletim conjunto elaborado pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
"Esta situação expressa uma violação aos direitos das crianças à sobrevivência e ao desenvolvimento e implica um alto custo para a sociedade em termos de capacidades humanas e inclusão social", diz o informativo.
O boletim aponta que as crianças indígenas da região sofrem privação severa de acesso à educação, água potável e moradia três vezes mais que as outras crianças da mesma idade.
Cerca de 6,3% das crianças indígenas de 7 a 18 anos "tem seu direito a educação gravemente violado, já que não tem acesso a ela formalmente ou a abandonam sem terminar nenhum ano de estudo". Já no caso das crianças não indígenas essa situação atinge apenas 1,9%. Para reverter essa situação, o documento recomenda o fortalecimento da educação intercultural bilíngue.



http://www.cimi.org.br/pub/cimi40anos/0-%20Livro%20-%20Cimi%2040%20anos%20-%20Final%20(1).pdf
Este  Material  contém dados  mais  extensos  da SITUAÇÃO em geral.

Fonte  da  Foto:http://lianalimas.blogspot.com.br/2010/07/criancas-indigenas-da-aldeia-santa-fe.html
O Tão falado assunto e por Nós  também reforçado,das  13  Crianças que vieram ao óbito por  causas  mais comuns do que se  pode  imaginar:

Febre, diarreia e desidratação aguda. São esses os sintomas que já mataram treze crianças indígenas de aldeias acreanas.
http://toinhoffilho.blogspot.com.br/2012/01/saude-publica-morre-13-crianca-indigena.html
Em Outubro, quando  soubemos, elaboramos  Petição  em caráter de  URGÊNCIA!
Meus Amigos / Minhas Amigas,
Em Outubro, quando soubemos do  ocorrido, elaboramos  Petição emergencial: Abaixo  relacionada.
Vejam "Quantos  assinaram"...


http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N30796


Obrigado,
Liana Utinguassu




Nenhum comentário:

Postar um comentário