segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

   "Derrubando Muros, Construindo Pontes, sem jamais se deixar vencer pela dor" (Rosa Luxemburgo)


                                                              



Bom dia!

"Derrubando Muros, Construindo Pontes, sem jamais se deixar vencer pela dor" (Rosa Luxemburgo)

Livros  sempre  são um tesouro  intransferível e  com certeza, neles viajamos, refletimos, aprofundamo-nos nesta  Arte de  Viver! 
Há  livros  que  já  adquiri  e  deixei "ali", conversando comigo, até o momento em que  tive  o chamado concreto em abrir  e  dizer: Agora vamos  lá!
Há  uma magia   natural na vida e  que muitos de nós, às vezes  adormecemos  e deixamos de escutar, sentir, e ousar  dar aqueles  saltos  que as  crianças dão em direção ao que  querem, como os pássaros, á  cada novo dia, assim o fazem, seja  em vôos mais  rasantes, sejam os  mais  extensos..Depende  de  cada um e também de  respeitarmos  nossa  natureza divinamente  elaborada.

É  ..é  assim, simples assim..



Escrevi  um livro em 2008, já  repeti aqui, em alguns  momentos sobre  ele, porém "ele", também  tem sua magia  e algumas  pessoas  me comentam suas  experiências com ele, em diferentes  etapas.
Quando acontecem estas  trocas, me  alegro demais! É  quando nos estendemos mais que as mãos  e  nos abraçamos, mesmo que distantes, entendem?
Hoje  despertei diferente dos outros  dias..Aliás, cada dia, é  um novo dia,mesmo! Despertei muito cedo, quase  não dormi  e vim aqui, conversar  com vocês, antes  de  sair  para  meus  afazeres  de trabalho.
Trabalho por  vocação, não por profissão..Sempre é bom a gente  refletir ..
Vim à  este mundo, creio,com o firme propósito  de auxiliar sempre que possível, o que nem sempre   sai  á contento, porém fica a  certeza  de ao menos ter  buscado nosso melhor  sem nos omitirmos diante de  tantas  barbaridades e  injustiças  que presenciamos.


Lido com SER HUMANO e com meus  olhos   e coração bem focados nas Crianças,seguindo os passos dos  antigos..Então, tudo que  faço, ou busco fazer, tem esta baliza.Ancestralidade grita  alto em mim!Pertenço a TERRA.
Me chegaram alguns outros desafios recentemente..
Atuar junto á  populações em grau de  vulnerabilidade, mulheres  que sofrem violência, idosos(avós) abandonados..



NADA..NADA  É POR ACASO!



Assim como estes  grandes  desafios e a enorme responsabilidade que se  soma, também me vieram respostas através de muitos  sinais que  busco sempre estar "atenta".

Livros  que me chegaram ás mãos..

Citarei aqui  um deles: CARTAS PEDAGÓGICAS de Isabela Camini.
Vale  muito a leitura..estou  encantada! Agradecida  mesmo! Agradeço a amiga  que me  abençoou com este  presente, ela sabe.."S".
Aqui deixo um trecho destas  cartas, disponíveis  também em PDF, na internet, mas  vale ter o livro  de bolso, e mais um para   cabeceira..
Atualmente, estou com três  livros  me  acompanhando  nas  leituras..às  vezes  acontece isto,também!
Fico  com verdadeira  gula de livros! Estou escrevendo com calma meu  segundo livro(depois de  "pronto,veremos como editar), respeitando meus tempos e   ondas de emoções que me  abraçam vez  por outra, ou à  cada segundo.
É  bem verdade, sou  mesmo uma  cascata de emoções, um vulcão ás  vezes em ebulição, ou um lago sereno,"quase  parado",mas ao fundo, em perfeito  e intenso movimento, por vezes  o vento  que me sopra  me  abraça,por outras, me ergue  até  que eu possa  alcançar  além do espaço, além das  estrelas..muito além de mim..este mesmo senhor  dos tempos  uivantes, me  toma nos braços  quando necessário, me  afaga e  embala em uma sinfonia  que me  leva  onde  necessito ..Assim..estou agora.

Assim creio que somos..se pudermos nos permitir sentir  a  natureza, sempre com ela, bailando  e  aprendendo.



Ultimamente  tem vindo  sempre  uma  pessoa  fazer o papel daquela pedrinha  que cutuca  o lago e  o  movimenta  em muitos  círculos.
As crianças  sabem bem como é  isto!
Mas, vamos  lá ..Já  tomei café, e vocês? Aliás, meu café  é sempre muito estranho ultimamente.
.Deixarei  para outra  hora  estes  comentários  diários  e matinais. Minha gata  sempre  está  ali  meditando   na  salinha, me  convidando ao mesmo..e  não me privo destes  tempos  com ela.Outra hora conto melhor. Gracinha Killen  é seu nome e ela teve diagnosticado  há  dois anos, um câncer  extenso, porém milagrosamente, segue  em frente!Lições de Gracinha  que merecem  mais que  serem comentadas de  passagem..Já escrevi sobre  ela  aqui, sugiro localizarem outros  textos..Mas, depois escreverei mais e mais! Ela me brinda  segundo á  segundo com sua fortaleza e  doçura!
Amo estar com ela!  Companheira de  sempre  ..
Mas  agora,converso com alguns  de vocês..Alguns  converso  muito!!!Outros, mais ou menos, depende da  necessidade , permissões tanto minhas como das conexões que estabeleço neste "espaço"  ,mas  rezo sempre com todos e para todos(as)!Estejam certos.


Pois, nestas conversas  aqui, vou deixar então a sugestão deste  livro  para quem sabe um dia  trocarmos esta ideia?
Sei que  muitos de vocês, talvez  não situem  agora o porque desta carta  aqui, mas acredito e confio que  "você",a  quem eu  recomendo especialmente  hoje..saberá o porque desta Carta ..









Cartas de Rosa Luxemburgo e Antônio Gramsci
iv
       
Um pouco mais próximo ao nosso tempo, em meados do século XIX e XX,
encontramos Rosa Luxemburgo e Antônio Gramsci. Dois importantes pensadores e
políticos, cujos ideais de vida marcaram o seu tempo, especialmente pela luta em favor
da vida e liberdade de seu povo, pela contestação às injustiças sociais e pela forma

como se opuseram a elas. Ambos se destacaram pela capacidade de derrubar muros e
construir pontes. Em momento algum traíram seu projeto, sendo fiéis até o fim, mesmo
que isso tenha lhes custado à morte. 
Rosa Luxemburgo (1871-1919) era judia, polonesa, jornalista, teórica marxista e
líder revolucionária. Muito cedo aprendeu falar fluentemente o alemão, o polonês e o
russo e, mais tarde, o francês. Uma mulher corajosa, escritora e excelente oradora.
Viveu e estudou na Alemanha, onde ingressou no Partido Social Democrata. Mulher
forte, cuja ideologia a fez perseverante até o último dia de sua vida, roubada a tiros
pelos  Freikorps
20
. Suas “Cartas da Prisão” (1983), escritas e revistas com tempo e
dedicação, expressam e asseguram que princípios e valores humanos não devem ser
negociados por valor econômico algum, em nenhuma hipótese. Em 18 de novembro de
1918, com apenas 47 anos, poucos dias antes de sua execução, Rosa ainda encontrou
força para escrever uma carta a um casal de amigos, Marie e Adolf Geck, que tinha
acabado de perder o filho em um conflito. 

Em tom profético, Rosa escreve aos amigos, 

Meus queridos, não se deixem vencer pela dor, não deixem o sol, que
sempre  ilumina  sua  casa,  desaparecer  diante  desse  acontecimento
desesperador. Todos nós estamos sob o domínio do destino cego, meu
único consolo é o amargo pensamento de que também eu talvez seja em
breve mandada para o além – talvez por uma bala da contrarrevolução que
espreita de todos os lados. 
Mas, enquanto viver, continuo ligada a vocês
pelo mais caloroso, fiel e profundo amor, e quero compartilhar com vocês
todos os sofrimentos, todas as dores.
21
http://www.camp.org.br/pdf/Cartas_Pedagogicas-Isabela_Camini_julho_2012.pdf






Eu gostaria de compartilhar com vocês, meus bons filhos e 
Irmãos da Terra algumas palavras de sabedoria da avó

que foi falado para mim quando eu era apenas uma criança pequena sentada no colo de minha mãe:



Ame tudo o que cruzar seu caminho. 
Honre e respeite os mais velhos, sempre cuide deles
pois eles têm feito muito e é o seu tempo para descansar.

Lembre-se de orar a Grande Espírito, mesmo quando não estiver em necessidade. 
Trilhe o caminho da beleza com muita humildade
em seu coração.

Saiba que você é um filho da Terra e o Universo sua mãe.
Seja gentil, amoroso, compassivo e honesto
para todos que você encontrar.

Pois você não conhece suas cargas, suas dificuldades
nem a dor que eles carregam em seus corações, mesmo quando eles estiverem sorrindo.

Cuide da Terra, Fauna e Flora...
Estes são dons preciosos do Criador 
para mante-lo nutrido e forte na sua caminhada. 

Saiba que quando chegar o seu tempo
de atravessar o outro lado,
os antepassados estarão para cumprimentá-lo
com muito amor e corações abertos para recebê-lo em casa.
Pois tal será a alegria de te segurarem em seus braços novamente.

Eles vão cantar para você, pois há muitos
orgulhosos de você e que cuidaram de você em todos os momentos.

Uma grande fogueira e uma grande festa será preparada para você em sua honra por ter andado no bom caminho vermelho em Paz, Harmonia ,beleza Verdade e Equilíbrio.

E uma última coisa:Lembre-se de olhar ao seu redor
entre este encontro de boas-vindas.
Você vai me ver lá também de pé na parte de trás
com um brilho nos meus olhos e um grande sorriso no meu rosto.

Palavras de:Avó duas Aguias

fonte desta informação e fotos: Facebook






Até  Breve..A 'ajuma




Nenhum comentário:

Postar um comentário