quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013



Conversas com a Avó Lua
com os  Ancestrais

Quantas  vezes passa desapercebida a Lua? As  estrelas...o Sol..os  dias e noites..Madrugadas silenciosas, ou  tremendamente  barulhentas, ensurdecedoras  até..de  tanto silêncio..ou de tanto tagarelar..
Muito converso com a  Lua, com as estrelas..Com toda  Natureza. esteja  onde estiver, acabo  parando e  olhando sobre  outra ótica,buscando fazer esta troca de  papéis que muitas  vezes faz  "a diferença"

Dependendo do "angulo", tudo muda..inclusive "o EU", o Nós..

Ontem   à noite ,quando saí de um treino , a Lua  lá estava  olhando profundamente  para mim..Ali estava somente eu e  a Lua, em um portal dos tempos, interligada á  tudo e todos, mas  solitária, também..
A Solidão não é  "ruim"..Vamos mudar um pouco a ótica,certo? estar só, não significa  necessariamente...ESTAR "SÓ"..Há  muito dentro e fora,VIDA..escuta..sente..vibra..A  Lua me dizia  isto..eme  dizia  muito mais..
O ônibus  que eu esperava demorava a vir e a Lua me fez  companhia..Conversei muito com esta linda  Avó que  em sua plenitude, sabedoria, sempre me mostrou os caminhos.
Senti ,muito além do que meus olhos viam, naqueles instantes..
Ando me  questionando sim...questionando o que vejo se  repetir com a Humanidade e  suas  cegueiras..e me  observo  dentro disto tudo..
Ali como na primeira  foto..é como se  entrasse e  saísse  de portais..de janelas  de  minha 'alma e do universo inteiro..
A  foto do cavalo e do puma, mostram igualmente posicionamentos  diante de  fatos  que  ora preciso "tomar distância", para analisar melhor, ora preciso  plantar-me de PÉ, e  mostrar não a  FORÇA BRUTA, que não tive, nem quero ter, nunca, mas ao menos plantar-me  e dizer  a que vim aqui!
Todos temos pensamentos diferentes, formas de sentir,agir, diferentes  e muitas  vezes  precisamos,mesmo com quem amamos, ser  frontalmente discordantes.
Não é porque amamos, que temos que acatar tudo, aceitar e  banalizar o que sentimos..
Tampouco em situações  de trabalho,de rotinas de  nossas vidas..Quem Ama deve sim expressar, mais que nunca  expressar!Se  apessoa  que escuta, não entende e se  ofende..paciência..o coração deve ser nosso guia,sempre!
Assim penso..assim busco escutar-me dentro de toda  natureza  que habita em mim, mesmo minhas  sombras..pois também as tenho..e  elas  me ensinam a ver minha Luz..aprender com as  sombras  é uma ARTE, diariamente  estamos ali..entre  Luz e sombras..
Ontem a Lua me disse: Segue..acalma teu coração, aquieta-te e escuta á  ti..escuta teu coração..
Assim tenho buscado ..e rogo todos os dias  aos Ancestrais,á Deus(Mãe, Pai), tenham o nome que tenham, Nhanderu, Nhandedjara, Tupã, Nhamandu..krishna, Buda, Tunkashila, Wakan tanka, Tatanka,Futachao, Neguetxen, Pachamama,o CLAMOR de todos Nós(de todas as tribos desta Terra), seja escutado, e  que nossos corações, Jamais se desviem do Caminho..
De tempos em tempos..possamos  sentir, para escutar..Subir ali naquele tronco, como Puma..e ficar ali..olhando, sentindo...Muitas  vezes, iremos sentir solidão..MUITA! 
Outras  vezes  sentiremos  que  o galho está por romper-se(à  beira do precipício..)  e deveremos  então buscar  ser o menos "pesados", possível,porque o GALHO, que ora  nos sustenta, também está  ali, sendo "um apoiador",AMPARANDO...Mas, se  depositamos TUDO, neste galho, ele poderá romper-se também  e todos iremos  para  o mesmo poço, muitas  vezes  sem volta...
Pode  assim acontecer..
Por isto,há  o ditado antigo  que  se um avião está por cair, ou barco afundar..salve-se primeiro..assim poderás quem sabe...auxiliar  a outros, mesmo que estes  outros, sejam teus filhos(as), irmãos, Pais, Mães..
Há...como é difícil, não?Mas é  necessário..mesmo quando se ama..muito..Aí é  que  se tem os maiores aprendizados..O Saber dizer Não,Sim, aceito, NÃO ACEITO,quero,NÃO QUERO....São tantas  as ações e não ações..
É fato que jamais poderemos julgar  quem quer que seja..e quem já vivenciou "um tanto"(mesmo que muito pouco), diante de  tantas  sabedorias que a natureza  mostra, ainda  assim, deverá  sentir que  NÃO BASTA  querer  emitir  um  parecer..TUDO CAI POR TERRA  quando você  experimenta  na pele  a  DOR DE PERDER ,por exemplo, quem Amamos..
Tudo cai por TERRA quando se pensa  demais, se elabora demais e se sente..POUCO..
Então..por isto, quando escrevo aqui, ou onde quer que seja, busco sentir além das  palavras..e  os  animais me ensinam tanto! Perdoem os  Animais Humanos..Mas, os  ANIMAIS mostram  assim como as crianças..UM OUTRO SENTIR..sem travas,sem medidas, sem  barreiras...
Os  avós  sabiam, sabem..por isto..eles sempre nos contavam e contam estas  histórias para que jamais esqueçamos  dos Seres  da  Mata  e suas vidas como pessoas.. Ore TATA'YPI...

Gratidão

Aguyjevete

Tenham um bom dia, boa tarde..e  Olhem a Lua, as estrelas, o Sol, tanto no amanhecer, como entardecer..abracem..sintam..preencham-se de  VIDA!Assim buscarei também emanar  mesmo aos que não conheço,ainda..E aos que  um dia conheci e se foram para  terras  distantes, ou  ainda  circulam"invisíveis",por estas  Terras, mas  que jamais esquecerei porque me ensinaram  algo..e  creio que  compartilhamos algo..por um tempo..que seja.


Liana Utinguassú


Muitas  vezes  podemos  até  "nos fundir"  com a Natureza, mas  NÃO ,CONFUNDIR-NOS

Além do Horizonte..Existe um lugar..

Paciência...perseverança..União..
Não adianta  também querer carregar mais do que pode..
Liberar..também é  arte de  saber que entre o que se deve e se  quer..há  um caminho
também busco isto...








Nenhum comentário:

Postar um comentário