quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

                                                               

             O Dia  que  começou com ataque das  formigas  e  culminou com o CAOS da chuva  em 
Porto Alegre/RS
Histórias  do dia dia...
Ensaios





Tudo começou  com "as formigas". ...
Antes  de me  deslocar  ao trabalho, em Canoas, grande  Porto Alegre,fui  dar  um bom dia e  um abraço á  minha querida Mãe.
Ela  ,como é de costume,  fez  um pratinho de  comida  para  levar ao trabalho, pois  não teria tempo de almoçar. Coloquei o   recipiente  dentro da  mochila, bem embalado, acondicionando  de forma que  nada  derramasse..

Pois bem..Lá  fui  a  estação de Trem do mercado Público.Quando sentei-me   comecei a  perceber  que  minúsculos bichinhos caminhavam  pela  mochila, e logo eram muitas, muitas  formiguinhas minúsculas e alucinadas!

Elas  percorriam meu  corpo, minhas roupas,meu rosto, mochila, em fração de  segundos!!!
Enlouqueci!  Imaginem acena..Eu, sentada e buscando  dar tapinhas  nelas, para ver se elas  davam uma folguinha..saiam para  passear em outro local..ILUSÃO!
Elas  queriam farra!  Eu não queria  maltratá-las mas  a situação era  caótica e  "só estava começando"...

Foi  uma verdadeira   batalha  onde  quanto mais  eu me mexia  no  banco,mais elas  queriam dançar!
Comecei á  reparar  que  as pessoas  me olhavam ..Nestas  horas  é  legal a gente se  auto-observar e  observar como os  outros  nos  estão sentindo..Com certeza, as  pessoas  estavam achando muito esquisito  que eu  dava  tapas  na mochila,em mim, por todos os lados!
Era  muita  FORMIGA!!!
Logo   estava chegando a   estação em que  desceria do Trem e tinha esperança  que  "elas"  desistissem de passear comigo!!

Comecei a  conversar  com aquelas  criaturinhas tão pequeninas, tão fortes, que se multiplicavam tão rápido!!
Olhem, não tenho nada contra bichos, insetos, pois  tudo na natureza  tem sua função   e sua  vida  e  VIDA tem que ser sempre  RESPEITADA!!
Mas, as formigas resolveram ir ao meu trabalho comigo e passariam a  atormentar outras  pessoas, ou não..mas acho que  sim, acho que  iam atormentar..

Elas  entravam por todos os  lados, saiam, deslizavam..Acho que  era  um baile que queriam!
Ao chegar  no local d e trabalho,logo  contei o ocorrido aos  meus  colegas..que  também tiveram  suas  interpretações,creio..
Ainda  não apurei bem se eles  acharam que eu estava ficando maluca,ou  se  estavam   lá  interpretando  como seria se  as formigas  resolvessem atacar á  eles(as).
Uma colega  disse: - Lave  sua mochila! Eu  fiz mais ou menos isto e  as amigas minúsculas deram uma trégua...

Trégua esta  que  logo  mais   tarde  seria  terrível!

O Temporal que  se  aproximava  sinalizava  que  as  "Formigas"  e todos  nós,iriamos enfrentar um cenário DANTESCO!

Descemos  na estação Aeroporto..por  razões  de pane  técnica no Trem  e  lá fomos, TODOS(as) enfrentar  uma  longa  caminhada porque  para quem deveria  descer na Estação Mercado, eram  3  estações antes  e  que  renderam muitos  aprendizados, sentimentos  que  foram desde  momentos  tragicômicos,aos realmente  TRÁGICOS,tristes e  que sinalizam que aquilo que se  faz a  NATUREZA, reflete-se  nos  filhos(as) desta Natureza.que  o "PROGRESSO" a  qualquer preço  resulta  em consequências  tão drásticas  que  as  palavras  não alcançam  aqui expressar.

Porto "NADA",  ALEGRE, mostrava  que  tudo que tinha 4  rodas não andava e  que  os "duas pernas"  ,fosse quem fosse, tivesse  o "status"  que tivesse, ali se  igualava  diante  do  HORROR que  nos  deixava  ilhados(as).

Minha Mãe, de 86  anos, experiente e sábia,disse: "As  tragédias igualam as pessoas". Mas, me  pergunto, porque   são necessárias  tantas  tragédias  para que   valores como SOLIDARIEDADE, RESPEITO,GENEROSIDADE..se  manifestem?
Pois é...

Tudo isto  foi um grande  exercício que  tive  oportunidade  em compartilhar  com todos  que  caminhavam  em frente, em uma marcha  à  nado, com receio  de pisar  em local  perigoso e  vendo o lixo  ,fruto  dos feitos  da  "Humanidade", bem como outros  malfeitos por conta  de obras "mal acabadas",politicas "falhas"..etc...etc...etc...
E  seguem derrubando árvores!!!TUDO PELA COPA DO MUNDO, agora...

A  senhora  abaixo  na foto,..dona Sueli,caminhou  comigo  bom percurso..Ela queria  chamar um taxi,mas  os  taxis, não queriam passageiros!! Ironia não??

Eu..seguia em frente à observar e  me observar..Meus Pés  doíam tanto!  Foram 3 horas de caminhada  ..Chuva  abençoada...As chuvas  não  são nocivas, elas  fazem parte  dos ritmos e manifestações  desta  NATUREZA  DIVINAMENTE  ELABORADA. Recebi a  Chuva  como bençãos de TUPÃ! Mas, o que não recebo como "bençãos" são os  mal tratos á  TERRA  e  que vem refletindo os  desequilíbrios  causados  pelos  maus tratos ao MEIO AMBIENTE e tantos outros  fatores  que  não vamos  aqui  elencar, mas  que acreditamos, a  humanidade vem refletindo..lentamente, mas, refletindo..A  "classe  Política", os "poderes"  Públicos, Privados..etc,...Quem sabe estejam sentindo na pele  os  reflexos  de sua  visão de DES-ENVOLVIMENTO...onde  inocentes pagam um custo alto  com perdas  irreparáveis!

Mas...e  as formigas? 

Pois  então...Elas  devem estar nadando e refazendo  outros   ninhos  por aí...Não as  quero mal..em absoluto! Elas são criaturas  da criação,como nós..sendo que  elas organizam ,mostram  como é um trabalho em equipe, por exemplo!Levam restinhos  de  comidas para  alimentar  seus  bandos, são  Leais,organizadas  e  fazem á  diferença mostrando-nos que a UNIÃO FAZ Á  FORÇA!
Não  poluem!!!







Bem  ...Por  hoje  fico aqui, desejando que  todos(as) tenham uma boa  noite,..
Dona  Sueli..GRATIDÃO por nossa tão rica conversa  e por sua  generosidade, carinho,paciência em seguir ali...ao meu lado  um bom tempo..
Não sei senos veremos um dia, novamente, mas já  valeu  muito  caminhar ao seu lado mesmo que  por horas.."apenas"...Assim é a vida.
Que  bom que  nos conhecemos  e compartilhamos..aprendemos..
Aos que  sofreram perdas,e outras  consequências  neste  fatídico dia..nosso  sentimento de solidariedade  e respeito, bem como orações...
esta  Chuva  mostrou muito e em outros  estados,outras  avalanches  vem mostrando muito!!!Só não v~e quem não quer..

AGUYJEVETE!



Assuntos  Gerais sobre  estas  Formigas...e  sua  fortaleza!!!
MUITA  GENTE QUER  EXTERMINÁ-LAS, mas  creio que  deveríamos observar  mais   e conviver  pacificamente  com elas..afinal..elas  estavam ANTES..
Sei que alguns  dirão: QUE  LOUCURA! Não!Pois  é..mas  tudo que  está  acontecendo seja com as  formigas,seja na fauna, flora, nos  rios,mares,marés..é fruto  do que  os  Seres "Humanos" vem fazendo á  NATUREZA.



A invasão das formigas minúsculas
Elas são minúsculas, medem cerca de 2 milímetros de comprimento, mas são protagonistas de uma façanha inédita nos anais da zoologia: a construção de um formigueiro gigantesco, provavelmente o maior do mundo, com mais de 965 quilômetros de extensão, no Estado americano da Califórnia. As responsáveis pela obra são as infatigáveis formigas do açúcar – aquelas miudinhas, comuns nas cozinhas brasileiras. –, que chegaram aos Estados Unidos no século XIX, a bordo de navios cargueiros provenientes da Argentina. O tamanho do formigueiro, que se estende por uma área deserta entre a cidade de San Diego e os arredores de San Francisco, foi estabelecido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, intrigados com o comportamento atípico da espécie. Em seu habitat, na América do Sul, formigas da mesma espécie mas de colônias diferentes lutam ferozmente entre si em busca de comida e espaço. Elas identificam como inimigas todas aquelas que não possuem o odor típico de seu próprio formigueiro. Na super colônia da Califórnia, a diversidade genética é tão pequena que as formigas se organizam em uma verdadeira frente familiar. Isso decorre do fato de serem todas descendentes de um grupo de imigrantes muito reduzido. Em vez de defender territórios distintos, as formigas se comportam como se estivessem em uma única colônia. Utilizando a mesma técnica empregada nos exames de DNA, os cientistas concluíram que a formiga na Califórnia tem metade da diversidade genética de sua parente argentina. O resultado é impressionante: elas conseguem comida mais depressa e estão vencendo a guerra com as formigas nativas, algumas dez vezes maiores que elas.


http://veja.abril.com.br/160800/p_080.html














Nenhum comentário:

Postar um comentário