domingo, 17 de março de 2013








HAP= HARMONIA        KI=ENERGIA INTERIOR  DO= CAMINHO ESPIRITUAL

Dia 16/04/2013...Amanheceu  para mim, muito cedo: As  4:00 acordei e  visto que  tinha ido dormir à  meia noite..foram poucas horas de sono.
Dia do exame  de faixa e muitas emoções!!!
Mais uma etapa se apresentando com   sensações, percepções e  memórias  que  percorriam todo meu ser. 
Meu coração sentia  que  tudo estava "certo"  e que se  eu havia chegado até aqui, nestes  3 meses e meio digamos, de  treinos  em que   busquei fazer meu melhor, dentro das  circunstâncias tanto  emocionais, físicas, mentais  e outras..

Muitos podem achar que  prestar um exame, seja  de  faixa, ou  qualquer outro..é simples,mas não é bem assim, seja  em que idade seja..Em meu caso, com 50 anos..

Vou contar um pouco sobre porque   retomei as  artes marciais em minha vida..Tudo começou lá por volta de meus  8  anos, quando meu Pai,também campeão em Judô  começava a me ensinar os passos  do Guerreiro-(a) Pacífico(a) e  eu assimilava com atenção, admiração, respeito.
Não sabia  que  logo meu Pai deixaria este mundo.Quando temos  8  anos, parece que tudo é eterno  e que temos todo tempo do MUNDO!

Não..não temos e por  isto,é  importante se estar atento (a) e  agradecer  à cada  novo dia,por termos oportunidades e estarmos em família,o que nem sempre é possível.

Meu Pai me passou muitos ensinamentos até meus dez anos e depois,posso dizer que seu Espírito vive em mim.

Ele parecia ter pressa  em me  ensinar   e logo em dois anos  ele partiria  desta TERRA..Muitos vazios ficaram  por serem preenchidos, muitos!

Aos meus dez anos, ele parte e nós teríamos que prosseguir..Eu  teria que prosseguir, sem ele. Resumindo um pouco estes  relatos,para não me tornar exaustiva  e  prolixa  demais,digo  á vocês leitores(as)  ,que  busquei praticar artes marciais  ao longo de  minha vida, porém, sempre esbarrava  em questões de tempo,e aspectos materiais e  saúde, pois tive uns probleminhas  chatos  desde pequena...faz parte.
Minha Mãe tinha que alimentar três  bocas, e  mais  as escolas, vestimentas..tudo! 
Éramos 3  filhas  e  eu aos 13 anos,já trabalhava, estudava, mas tinha prioridades e  as  Artes marciais foram custando muito caro, não que não fosse prioridade,mas  para quem cresce vendo que sua mãe lhe necessita    e  que  os recursos  eram mais que escassos, teria que optar.nesta época não  conhecia GM Itagiba, tampouco o Hapikido Educar.

Iniciei com karatê, no Kidokam e depois, capoeira,por fim,Kung Fu, tudo isto em espaços  diferentes e  sempre com as mesmas questões "materiais", sendo um impasse.

Lamentei ter que deixar..

Os mestres de caminho creio que também lamentaram, pois sempre me disseram que  tinha o perfil para prosseguir.Eu  acreditei!(Risos)

Todos aqui, em algum momento tiveram que optar por  muitas  questões, deixar outras em compasso de espera  para retomar quem sabe um dia, não é mesmo?



Pois bem..

Este dia de retomar , chegou no CETE :
Centro Estadual de treinamento Esportivo,programa Hapikido Educar ,responsável GM Itagiba Victourios.

O programa Hapiki Educar , para mim é  algo  muito além do que se possa  aqui descrever  em palavras. 

Um programa  gratuito,que beneficia centenas de  crianças, jovens, adultos,que buscam praticar Arte Marcial e outras atividades  esportivas.(Estamos  aqui sintetizando, porém vale conferir  e buscar  ler á  respeito- http://www.hapkidors.es.tl/PROJETO-HAPKIDO-EDUCAR.htm).




Ingressei no Hapikido, em   final de Novembro/2012 e  desde  então, busco seguir  á risca, todas  as  quartas e sextas  feiras, das  20h ás  21hs. Porém,  sei que  não é o suficiente,mas  no momento, é como posso  e busco  trabalhar com o que tenho. 

Todo caminho  segue um ritmo, um continuum infinito, onde  estamos sempre  aprendendo e  reforço aqui, que  aprendo demais  com as crianças  que  integram este  projeto, bem como a forma como GM Itagiba conduz  com grande  dedicação esta trilha com o HAPIKIDO,bem como os auxiliares,instrutores(as)  que  se  dedicam  dentro do coletivo.

Mas,me permiti esta  breve introdução  para  destacar este dia 16/04/2013, onde  revivi  e vivi   tantas  etapas  neste exame de faixa..
Fui  chegando cedo.
Havia passado na padaria para levar algo de comer ,para compartilharmos após o exame, conforme é solicitado  e que me agradou muito!




Ás 8h o exame iniciaria primeiramente com os mais graduados  e o que é lindo, nas  artes  marciais, é que você encontra  graduados  faixa  preta, por exemplo, com idade de  dez  anos, 12..ou menos.
É  INCRÍVEL! Idade  não é  mesmo sinônimo de maior experiência, ou saber..e aprende-se  á cada segundo, que  podemos ser mestres  uns dos outros, assim como irmãos,Pais,Mães,filhos(as)...É Muito profundo e  significativo  tudo isto!Grandes  afinidades  com o Mundo Indígena, bases  e leituras  Ancestrais,caminho do Xondaro (Guerreiro)(a).

Os exames  foram toda manhã, e  em meu caso,  como  era faixa  branca, iniciante, vivendo literalmente  os primeiros passos, como uma criança, eu esperava  para prestar minha prova.

Olhava as  crianças, vivia  minhas etapas  de criança, bem como  com a faixa  que circundava  minha cintura  me  sinalizava sempre  isto..

Eu , aos 50, uma criança!


Logo em seguida  viria  outra  resposta e  tempos, etapas  revividos ali,frente á  frente, quando  me  colocaram a pessoa com quem eu ia prestar exame. 
Uma linda moça, de 20 poucos anos..Christiane, seu nome.(GRATA CHRIS!!)
Esta linda  e  doce  moça, eu soube depois, que  ela  é faixa preta em outra modalidade marcial(Taekondo).

Logo veio á  resposta  a mim..

Meu  Pai, arrumou um jeitinho de  se fazer mais que presente, me deixando nada mais nada menos,do que frente á  frente com uma faixa preta !! 
Quantas  lembranças,quantas coisas me passaram! 

Durante o exame, eu tive um daqueles "brancos de memória", onde  fui sequestrada  a um outro plano e  sonhei que ali, em minha frente estava aquela Liana  pequenina, adolescente,e agora mulher,Filha,Mãe..

Todas  as  etapas me vieram  e quase perdi a  noção de mim ali no exame! Não fosse  Christiane  em me  dar calma, e recordar  os movimentos..creio eu  estaria mais que perdida!

Talvez  ao ler estas  linhas  aqui,ela  aos seus 20..poucos anos,possa reunir  também suas  sensações  e percepções.

Eu  fui abraçada por meu PAI neste exame,muitas  vezes!
Fui abraçada  por meu Filho, em cada criança  que  abracei e que me abraçou.Filho,como TE AMO! Creio que sabes  que tudo que faço, tem um recado á  ti, um sentir  para ti.Não deixes de  sonhar e ir em busca,pois és um GRANDE  GUERREIRO!
Seguindo...

Fui abraçada por muitas pessoas que  lá não estavam, mas  jamais deixaram de estar em meu coração  e espirito..Agradeço tanto!

Assim foi, assim é  e será.



Quando Mestre  Itagiba  entregou certificado, igualmente  me senti  mais que abraçada  por todos(as),mas  por "ti PAI", mais que nunca!
Quando cheguei em casa, minha Mãe  estava lá,sempre presente  e FELIZ,com uma etapa  que ela sabe que para mim, é  mais que "uma etapa", porque tem a ver  com toda uma existência e  um caminho  da  Guerreira Pacífica..aquela que  um dia sonhou e  segue sonhando com Um Novo Mundo onde  AS  CRIANÇAS  possam comungar  sem diferenças, sobretudo e com direitos assegurados!Entre  tantas outras  questões  que me  fazem prosseguir nesta Trilha, GRATIDÃO, Lealdade, e muitos valores que  aí  compartilhamos, neste Ginásio, nestes momentos..venho aqui reforçar  meu agradecimento!
Mestre  Itagiba, Instrutores com os quais  temos  aprendido muito, aqui cito : Instrutor Percio,Alexandre,colegas, amigos(as), está sendo grande  alegria     estar com vocês  Sei que meu exame não foi lá muito bem, mas  foi o melhor que pude  por agora..Espero que  o amanhã seja cada vez melhor!
Não busco tornar-me...sigo apenas  sendo..O Melhor que  posso SER.







PARABÉNS!!!  À  Todos (as)
fotos aqui postadas  foram tiradas pela equipe Hapikido, e foram postadas  no facebook GM Itagiba.
Até  breve!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário