quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Gostaríamos de Celebrar :RESPEITO



NÃO nos  Omitimos em REITERAR

Existe  um Holocausto  INDÍGENA ,SECULAR .

Este Holocausto  segue e Nós  SEGUIREMOS

Caminhando na  Direção da  TERRA SEM MALES

Yvy Marãey

Seguiremos..EM PÉ.
Aqui deixamos "alguns dos Registros que  acreditamos  endossam nosso SENTIR  e Modo de SER
Xe'ema Liana Utinguassu Tata'endy



Em 3 de Agosto de 1492, Cristóvão Colombo partiu com três caravelas e noventa homens em busca de uma melhor rota comercial até o litoral asiático. Colombo e seus homens navegaram pouco mais de dois meses; foi uma viagem difícil e, em mais de uma ocasião, ocorreram motins, levantando dúvidas sobre a validade de seguir viagem ou regressar. Finalmente, na madrugada de 12 de Outubro, Rodrigo de Triana, tripulante da caravela “Pinta”, proclamou o tão famoso grito de “Terra à vista”! A viagem foi concluída com êxito, Colombo havia finalmente alcançado terra firme. O que ele não sabia (e morrería sem saber) era que as terras não eram a Ásia, ou “As Índias”, como ele as chamava, e sim um continente inteiro, um “Novo Mundo”, do qual ninguém ainda havia ouvido falar.
E assim começou a conquista da América; um processo de décadas e alguns séculos, em que culturas européias impuseram seus costumes, tradições e religiões sobre os costumes, tradições e religiões nativas. Da mesma forma, iniciou-se um processo natural de miscigenação, onde depois da morte da grande maioria de nativos americanos, uma raça mestiça apareceu, raça esta que hoje, popula a América Latina.
Em 1913, o chamado “Dia da Raça”, nasceu da intenção de Faustino Rodríguez San Pedro de instituir uma celebração que unisse a Espanha aos outros países da América Latina. A melhor idéia foi escolher o dia 12 de Outubro e assim, homenagear a memória de Cristóvão Colombo.
Este festejo foi adotado nos anos seguintes pelas nações americanas, seja com o nome “Dia da Raça’ ou outro nome qualquer. Entretanto, com o passar dos anos e de maneira cada vez mais contundente, diversas vozes levantaram-se em protesto contra a festividade, alegando que na verdade o dia 12 de Outubro é um dia ruim para a história do continente americano e portanto, não deveria ser celebrado como um acontecimento feliz, pois o descobrimento da América pelos europeus, teve como consequência direta a perda da cultura, tradição e identidade originais e a imposição do estilo de vida europeu (na Venezuela, o dia 12 de Outubro é celebrado como “Dia da Resistência Indígena).

Apesar da polêmica, o mais comum é que o dia 12 de Outubro seja celebrado com desfiles, especialmente escolares, onde a cultura e os povos da América atual são representados, numa festa de desfiles, bailes tradicionais e comidas típicas.



Quando isto  ACABARÁ?

Líder indígena Guarani Mbya é 

encontrado morto na Lagoa dos Patos, no RS








Nenhum comentário:

Postar um comentário